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Repertório de identidades música e representações do nacional em Mário de Andrade (Brasil) e Alejo Carpentier (Cuba) (décadas de 1920-1940)

Mareia Quintero Rivera Arnaldo Daraya Contier

2002

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (SME CD 0558 ANEXO )(Acessar)

  • Título:
    Repertório de identidades música e representações do nacional em Mário de Andrade (Brasil) e Alejo Carpentier (Cuba) (décadas de 1920-1940)
  • Autor: Mareia Quintero Rivera
  • Arnaldo Daraya Contier
  • Assuntos: Andrade, Mário de 1893-1945; Carpentier, Alejo 1904-1980; MÚSICA (CRÍTICA) -- 1920-1930 -- BRASIL CUBA
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Acompanha CD-Rom nº 0558
  • Descrição: As definições das 'culturas nacionais' na América Latina aparecem historicamente vinculadas a percepções sobre a alteridade e aos discursos 'raciais' engendrados por elas. Durante as décadas de 1920 e 1930 articularam-se em Cuba e no Brasil versões sobre o nacional que podem ser examinadas, por um lado, como a busca de uma voz própria diante dos paradigmas da modernidade ocidental e, por outro, enquanto tentativas de cimentar visões de mundo hegemônicas em resposta a realidades sociais heterogêneas e conflitantes. Através de uma análise da crítica musical e da sua relação com a criação musical da época, particularmente com a chamada música erudita, esta pesquisa pretende refletir sobre o lugar dos intelectuais na conformação de representações do nacional. Aborda-se o papel da música na articulação de visões sobre os vários outros no interior das fronteiras nacionais. Tal análise centra-se na atuação de Mário de Andrade (Brasil) e Alejo Carpentier (Cuba) enquanto críticos musicais, e a sua relação com a produção musical da época, particularmente com os compositores Heitor Villa-Lobos, Luciano Gallet, Lorenzo Fernández, Francisco Mignone e Camargo Guarnieri, no Brasil, e Amadeo Roldán e Alejandro García Caturla, em Cuba
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 399 p anexos.
  • Idioma: Português

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