skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Fisiologia do exercício para alunos de graduação uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética

Christiano Robles Rodrigues Alves Juliane Cruz Campos; José Bianco Nascimento Moreira; Thaís Simões Nobre; Iris Callado Sanches; C. L. M Forjaz (Cláudia Lúcia Moraes); Patricia Chakur Brum

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte São Paulo v. 27, n. 27, p. 289-296, abr./jun. 2013

São Paulo 2013

Localização: EEFE - Esc. Educação Física e Esporte    (PRO 2013 076 )(Acessar)

  • Título:
    Fisiologia do exercício para alunos de graduação uso de estratégias de ensino baseadas na metodologia dialética
  • Autor: Christiano Robles Rodrigues Alves
  • Juliane Cruz Campos; José Bianco Nascimento Moreira; Thaís Simões Nobre; Iris Callado Sanches; C. L. M Forjaz (Cláudia Lúcia Moraes); Patricia Chakur Brum
  • Assuntos: ESPORTES; EDUCAÇÃO FÍSICA; GRADUAÇÃO; ENSINO; FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO (ENSINO)
  • É parte de: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte São Paulo v. 27, n. 27, p. 289-296, abr./jun. 2013
  • Notas: Disponível em: . Acesso em 05 jul. 2013
  • Descrição: A metodologia dialética propõe um ensino de dupla mão (professor-aluno) que provoque a aprendizagem por meio de tarefas contínuas dos sujeitos. Para isso, o professor assume o papel de mediador e dirige as diferentes atividades. Nesse contexto, a Fisiologia do Exercício é uma disciplina academicamente orientada que está inserida em um ambiente dinâmico, e a utilização de estratégias de ensino se faz necessária para otimizar a apropriação do conhecimento de forma ativa, além de contribuir para a maior autonomia dos estudantes universitários. Portanto, o objetivo do presente estudo foi o de utilizar diferentes estratégias de ensinagem por meio de atividades propostas aos alunos na disciplina de Fisiologia da Atividade Motora I da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e correlacionar o desempenho do aluno com a sua participação nessas atividades propostas. Nossos principais achados demonstram correlações significativas e positivas entre a presença nas aulas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,84), bem como entre a realização das atividades propostas e o desempenho nas avaliações (p < 0,0001; r = 0,69). Em conjunto, esses dados sugerem que a utilização de diferentes estratégias de ensinagem baseadas na metodologia dialética com a ativa participação dos alunos é essencial para um bom rendimento acadêmico, sendo altamente recomendada para o ensino da Fisiologia do Exercício
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: p. 289-296.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.