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Currículo E Formação Do Enfermeiro desafios Das Universidades Na Atualidade

Ornella Padovani Adriana Kátia Corrêa

Saúde e Transformação Social Florianópolis v. 8, n. 2, p. 112-119, 2017

Florianópolis 2017

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Currículo E Formação Do Enfermeiro desafios Das Universidades Na Atualidade
  • Autor: Ornella Padovani
  • Adriana Kátia Corrêa
  • Assuntos: ENSINO SUPERIOR; APRENDIZAGEM; CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR; ENFERMAGEM; Educação Superior; Aprendizagem Baseada Em Problemas; Currículo; Higher Education; Problem-Based Learning; Curriculum; Nursing
  • É parte de: Saúde e Transformação Social Florianópolis v. 8, n. 2, p. 112-119, 2017
  • Notas: Disponível em: <http://incubadora.periodicos.ufsc.br/index.php/saudeetransformacao/article/view/3841/4990>. Acesso em: 06 fev. 2019
  • Descrição: Trata-se de revisão bibliográfica com objetivos de analisar como as universidades brasileiras têm enfrentado a adequação curricular em cursos de enfermagem e o uso de metodologias ativas para a formação profissional de enfermeiros, no período de 2004 a 2014. Foi desenvolvida no sítio da Biblioteca Virtual em Saúde - BVS, na base de dados da Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), utilizando-se o método integrado e os descritores em duplas: Educação superior e Currículo, Educação superior e Aprendizagem Baseada em Problemas, Educação superior e Enfermagem, Currículo e Aprendizagem Baseada em Problemas, Currículo e Enfermagem, Aprendizagem Baseada em Problemas e Enfermagem. Emergiram duas temáticas centrais de análise: 1) Reformulação Curricular e 2) Formação profissional do Enfermeiro. Conclui-se que há predomínio de estudos que enfatizam a reforma curricular dos cursos de enfermagem utilizando-se o modelo baseado em competências (aprender a aprender), a teoria dialética e a pedagogia crítico-reflexiva como bases teórico-filosóficas, além de lançarem mão de estratégias de ensinoaprendizagem como as metodologias ativas (Problematização e Aprendizagem Baseada em Problemas- ABP) no currículo; estudos que dão grande enfoque para a formação profissional do enfermeiro e uma lacuna em estudos sobre a formação docente, considerando as inovações curriculares vigentes
  • Editor: Florianópolis
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 112-119.
  • Idioma: Português

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