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A percepção de médicos e enfermeiros da Atenção Básica sobre a humanização nos serviços de saúde

Seoane, Antonio Ferreira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública 2012-10-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A percepção de médicos e enfermeiros da Atenção Básica sobre a humanização nos serviços de saúde
  • Autor: Seoane, Antonio Ferreira
  • Orientador: Fortes, Paulo Antonio de Carvalho
  • Assuntos: Assistência Médica Ambulatorial (Ama); Humanização À Saúde; Estratégia Saúde Da Família (Esf); Bioética; Atenção Básica; Bioethics; Basic Care; Family Health Strategy (Fhs); Healthcare Humanization; Outpatient Medical Care (Ama)
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: O conceito de humanização é muito amplo e abrange um conjunto de conhecimentos, práticas, atitudes e relações. Envolve a efetiva participação de profissionais, gestores, usuários e movimentos sociais para que as experiências compartilhadas possam proporcionar melhorias na qualidade do atendimento na área da saúde. O objetivo foi analisar, à luz da bioética e políticas de humanização, a percepção de médicos e enfermeiros sobre humanização nos serviços de saúde. Optamos pela pesquisa qualitativa, de corte transversal, realizada mediante entrevistas com questões abertas, iniciada após prévia aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. O critério de representatividade da amostra para o encerramento da coleta de dados foi o da saturação do discurso. A interpretação do material coletado seguiu os preceitos da análise de conteúdo. Os sujeitos foram médicos e enfermeiros de unidades com Estratégia Saúde da Família (ESF) e Assistência Médica Ambulatorial (AMA) da região da Capela do Socorro, município de São Paulo. De acordo com os resultados encontrados, os entrevistados apreendem a humanização em aspectos comuns como integralidade, direito dos usuários, dificuldades nas relações, valorização profissional e ambiência. Demonstram, porém, que essa percepção sofre influência quando considerado o serviço onde prestam atendimento, surgindo então novas categorias particulares a cada serviço. Alteridade, trabalho em equipe, acesso ininterrupto, avaliação de risco e respeito à autonomia na AMA e prevenção e promoção à saúde, cuidado, vínculo e respeito à privacidade na ESF. Concluímos que a percepção sobre humanização dos profissionais tem distintos sentidos e significados variados. Situações comuns e particulares a cada tipo de serviço são vividas no cotidiano, influenciando a percepção sobre humanização. Essas ocorrências podem afetar a preservação dos direitos de usuários e profissionais, tornando-se fundamental a efetiva participação de todos para a consolidação de políticas públicas que busquem melhorias na área da saúde e amplo respeito aos direitos
  • DOI: 10.11606/T.6.2012.tde-06112012-103201
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Saúde Pública
  • Data de criação/publicação: 2012-10-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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