Transportation em narrativas transmídia: estudo sobre os efeitos cognitivos e sociais da exposição dos fãs a um universo ficcional multiplataforma contemporâneo
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Transportation em narrativas transmídia: estudo sobre os efeitos cognitivos e sociais da exposição dos fãs a um universo ficcional multiplataforma contemporâneo

  • Autor: Marlet, Ramon Queiroz
  • Orientador: Batista, Leandro Leonardo
  • Assuntos: Cognição; Narrativas Transmídia; Fandom; Efeitos; Transportation; Effects; Cognition; Transmedia Storytelling
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A presente pesquisa possui como objetivo principal o estudo da relação existente entre fãs e narrativas transmídia a partir do mecanismo de transportation, entendido como um processo convergente no qual quase todos os sistemas e capacidades mentais dos indivíduos são direcionados aos eventos que ocorrem em uma narrativa, sendo este um constructo-chave para mudanças de crenças, atitudes e comportamentos. Para tal empreitada, utilizamos como metodologia a aplicação das escalas desenvolvidas originalmente por Green (1996) e Williams et al (2010) para narrativas escritas e audiovisuais respectivamente, as quais foram devidamente adaptadas e validadas psicometricamente para o contexto nacional. Sendo assim, efetuamos dois experimentos: no primeiro (n = 140), foi estudada a relação entre fãs e narrativas do livro de um universo ficcional transmídia, e no segundo (n = 187), foi estudada a relação entre fãs e narrativas dos filmes deste mesmo universo em questão. Como resultados, obtivemos que apesar das narrativas utilizadas como estímulo fazerem parte do mesmo universo multiplataforma, cada uma delas possui um perfil diferente de fã correspondente; já em relação aos fatores associados ao fato do indivíduo ser fã dessas narrativas, tivemos a idade, o sexo (somente no experimento 2), o \"transporte\" situacional e a compatibilidade das crenças como variáveis que aumentam a probabilidade dele se tornar um fã, o que significa que elas aumentam consideravelmente suas chances de consumir as narrativas deste universo em mais de uma plataforma de mídia, de participar de comunidades online e de realizar pelo menos uma das atividades características dos fãs - fanfiction, e-zine (fanzine), fanarts, fanvídeos, cosplay, fanhits e discussão em fóruns online -, o que sustenta a definição de fã proposta pelo presente estudo. Além disso, implicações teóricas e empíricas também são discutidas e uma série de sugestões futuras de pesquisa enfatizadas. Desse modo, concluímos que o enfoque cognitivista aqui proposto se mostra como uma alternativa interessante no estudo do fandom transmidiático contemporâneo, cujas pesquisas se concentraram, nas últimas décadas, dentro do campo de atuação dos estudos culturais.
  • DOI: 10.11606/D.27.2017.tde-17032017-160043
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2016-10-24
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português
 
Disponível na Biblioteca:
  • ECA - Escola de Comunicações e Artes (t301.161 M347t )