skip to main content

Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.

Leoncini, Marvio Pereira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2001-11-09

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Entendendo o negócio futebol: um estudo sobre a transformação do modelo de gestão estratégica nos clubes de futebol.
  • Autor: Leoncini, Marvio Pereira
  • Orientador: Silva, Marcia Terra da
  • Assuntos: Clubes De Futebol; Transformação No Modelo De Gestão Estratégica; Soccer Clubs; Strategic Management; Transformation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este trabalho analisou a transformação do modelo de gestão estratégica em clubes de futebol que buscam a profissionalização de suas atividades no novo contexto da indústria do entretenimento. Por ser um tema pouco explorado cientificamente, a estratégia de pesquisa adotada privilegiou uma abordagem exploratória, buscando identificar as principais razões que empurram os clubes de futebol rumo à profissionalização de suas atividades e aprimorar o entendimento sobre as questões principais que estão sendo consideradas na concepção do modelo de gestão estratégica destes clubes. A estratégia adotada foi o estudo de caso e contou com as seguintes etapas: 1) definição dos contextos histórico e econômico no qual se insere o processo de transformação da gestão dos clubes de futebol; 2) elaboração de proposições de pesquisa específicas na forma de um modelo de análise preliminar; 3) estudo de caso baseado em fontes secundárias sobre um caso típico de profissionalização na gestão de clubes de futebol (Manchester United); 4) aprimoramento do modelo de análise inicial e elaboração de um protocolo de pesquisa para a pesquisa de campo; e 5) estudo de caso em dois clubes brasileiros em processo de profissionalização. Os resultados doestudo mostraram que começa a ficar mais evidente a necessidade de um posicionamento estratégico efetivo por parte dosclubes brasileiros que considere asforças internas e externas atuantes na indústria de futebol, e as oportunidades e ameaças de mercado (neste caso, tanto as relacionadas ao mercado de torcedores quanto de jogadores). Este novo posicionamento requer competências essenciais e funcionais específicas para que os clubes obtenham seus resultados esperados,tanto em termos financeiros (lucro ou equilíbrio) quanto esportivos (títulos ou permanência nas principais divisões do futebol).
  • DOI: 10.11606/T.3.2001.tde-08122003-165621
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2001-11-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.