skip to main content

História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos

Silva, Tatiana Tavares Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2019-09-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    História e filosofia da ciência em formação de professores de biologia: educação reflexiva e a replicação de experimentos históricos
  • Autor: Silva, Tatiana Tavares Da
  • Orientador: Pataca, Ermelinda Moutinho
  • Assuntos: Ensino De Ciências; Formação De Professores; História E Filosofia Da Ciência; Professores Reflexivos; Replicação De Experimentos Históricos; Science Education; Replication Of Historical Experiments; Reflective Teachers; History And Philosophy Of Science; Teacher Education
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A História e Filosofia da Ciência no ensino é uma linha de pesquisa importante para o ensino de Ciências, pois dentre várias contribuições possibilita que sejam trabalhadas competências científicas e didáticas. O desenvolvimento de um trabalho empírico sobre e na formação de professores de Biologia, em relação aos aspectos históricos e filosóficos da Ciência fornece uma contribuição importante para reflexões sobre a educação científica. A hipótese inicial desta tese era a de que o oferecimento de uma disciplina com conteúdos de História e Filosofia da Ciência durante a graduação proporcionaria aos professores o desenvolvimento de visões bem informadas para a atuação na educação científica. Como um objetivo geral, buscamos identificar as concepções sobre História da Ciência apresentadas por: professores que atuam na educação básica, de um professor formador e da pesquisadora. Através de entrevistas, anotações de campo e reflexões sobre o processo de investigação das práticas educativas esta tese analisou as perspectivas sobre História e Filosofia da Ciência na trajetória acadêmica e profissional de formadores de professores de Biologia e Ciências. O acompanhamento da replicação de experimentos históricos em uma disciplina da licenciatura em Ciências Biológicas, através de uma pesquisa-ação, possibilitou tanto a caracterização e a sugestão de atividades práticas envolvendo a História da Ciência, quanto reflexões sobre a formação e atuação docente. De acordo com a análise das concepções apresentadas pelos professores, a formação continuada possui um papel mais relevante no desenvolvimento de temas de História da Ciência em sala de aula. A replicação de experimentos históricos mobilizou o processo de ensino-aprendizagem, relacionando aspectos teóricos e práticos do conhecimento científico.
  • DOI: 10.11606/T.48.2020.tde-11122019-200803
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2019-09-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.