skip to main content

A ético-poética do trabalho sobre si por meio da dramatização de contos filosóficos com mitema iniciático na formação inicial de educadores

Pereira, Theda Cabrera Gonçalves

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2015-03-30

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    A ético-poética do trabalho sobre si por meio da dramatização de contos filosóficos com mitema iniciático na formação inicial de educadores
  • Autor: Pereira, Theda Cabrera Gonçalves
  • Orientador: Santos, Marcos Ferreira dos
  • Assuntos: Contos Filosóficos; Dramatização; Trabalho Sobre Si; Ético-Poética; Formação De Professores; Mitema Iniciático; Teacher Training; Philosophical Tales; Initiatic Mytheme; Ethic-Poetics; Dramatization; Work On Yourself
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Esta pesquisa de doutoramento em Educação na Universidade de São Paulo (USP)/ Brasil teve financiamento CAPES, 2011/2012/2013 e FAPESP 2013/2014/2015. Trata-se de uma investigação acerca do trabalho sobre si (GURDJIEFF, 1990, 1993, 2002, 2003; OUSPENSKY, 1995, 2009; Shah apud VARELLA, 2009; STANISLAVSKI, 1977; TOPORKOV, 1991, GROTOWSKI,1997; BROOK, 1997, 2000) na formação inicial de educadores por meio da dramatização de contos filosóficos (CARRIÈRE, 2004, 2008) com o mitema (DURAND, 1988) iniciático (ELIADE, 2004, 2010; GUSDORF, 2003). A pesquisadora teve a oportunidade de pôr em prática suas propostas por meio da condução de estágios no núcleo de dramatização de contos do Lab_Arte - laboratório experimental de arte-educação e cultura- FE- USP. Os principais eixos metodológicos da pesquisa foram:1) a parte empírica da pesquisa: dramatização de contos filosóficos com mitema iniciático junto aos educadores em formação inicial; 2) o diálogo entre a parte empírica e seus registros com o referencial teórico hermenêutico-fenomenológico (RICOEUR, 1988, 2006, 2013) da mitohermenêutica (ORTIZ-OSÉS, 2003; FERREIRA-SANTOS, 2005; FERREIRA-SANTOS & ALMEIDA, 2012). A tese se apresenta, respectivamente, com dois níveis narrativos: um primeiro nível com as experiências e um segundo nível com as leituras decorrentes do trabalho de investigação, ambos entrecruzados pelos contos filosóficos de forma metalinguística. Acompanha ainda um vídeo-poesia encartado em DVD com registro audiovisual da experiência.
  • DOI: 10.11606/T.48.2015.tde-15062015-143412
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2015-03-30
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.