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Educação ambiental por projetos - Água hoje e sempre: consumo sustentável. Secretaria de Estado da Educação 2004 a 2007

Gardel, Marlene

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2009-08-28

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Educação ambiental por projetos - Água hoje e sempre: consumo sustentável. Secretaria de Estado da Educação 2004 a 2007
  • Autor: Gardel, Marlene
  • Orientador: Castellar, Sonia Maria Vanzella
  • Assuntos: Educação Ambiental; Educação Para A Sustentabilidade; Formação De Professores; Políticas Públicas E Projetos Interdisciplinares; Environmental Education; Public Policies And Interdisciplinary Projects; Teachers Development
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este trabalho analisa a implementação do Projeto de Educação Ambiental Água hoje e sempre: consumo sustentável, de 2004 a 2007, pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, por meio de ações de formação continuada e da publicação Água hoje e sempre: consumo sustentável. O objetivo central é investigar se os professores do ensino fundamental e médio desenvolveram projetos interdisciplinares, tendo como ponto de partida uma problemática local, integrando-a em um contexto da bacia hidrográfica onde se localiza o município da escola, refletindo sobre as questões socioambientais regionais e propondo, junto à comunidade escolar, soluções para transformar o ambiente escolar e o seu entorno. A análise do trabalho apoiou-se nas teorias críticas de currículo, nas teorias sobre o desenvolvimento de projetos interdisciplinares e de educação ambiental crítica. Foram aplicados e aferidos questionários de 180 Professores Coordenadores de Oficinas Pedagógicas (PCOP) das 89 Diretorias de Ensino e de 637 professores, pelo software da SE. Em um segundo momento optou-se por uma pesquisa qualitativa com entrevista de grupo com 11 professores. Quanto aos resultados obtidos, o trabalho com projetos promoveu a inclusão de problemática local, envolvimento da comunidade, proposta e/ou transformação local, tratamento inter/multidisciplinar e mudança de atitude dos alunos, demonstrando que os objetivos do projeto foram alcançados. Ampliou-se a concepção de meio ambiente, a sensibilização e conscientização dos alunos, tornando-os mais responsáveis e protagonistas. Evidenciou-se, porém, que há resistência de professores e diretores para o trabalho com projetos em razão da falta de identidade profissional com a escola e o alunado, corroborada pelo currículo tradicional. Há necessidade de reformulação no currículo, na concepção de formação inicial e continuada dos professores para assegurar a inserção da educação ambiental na Educação Básica.
  • DOI: 10.11606/D.8.2009.tde-10022010-142626
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2009-08-28
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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