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Desenvolvimento e avaliação de objetos de aprendizagem sobre administração de medicamentos por via intramuscular

Lilian Mayumi Chinen Tamashiro Heloisa Helena Ciqueto Peres

Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 22, n. 5, p. 716-723, set./out. 2014

Ribeirão Preto 2014

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (PERES, H. H. C. doc 77e )(Acessar)

  • Título:
    Desenvolvimento e avaliação de objetos de aprendizagem sobre administração de medicamentos por via intramuscular
  • Autor: Lilian Mayumi Chinen Tamashiro
  • Heloisa Helena Ciqueto Peres
  • Assuntos: ENFERMAGEM; INFORMÁTICA EM ENFERMAGEM; INJEÇÃO
  • É parte de: Revista Latino-Americana de Enfermagem Ribeirão Preto v. 22, n. 5, p. 716-723, set./out. 2014
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2015
  • Descrição: Objetivos: desenvolver e avaliar um objeto de aprendizagem sobre administração de medicamentos por via intramuscular para graduandos de enfermagem e enfermeiros. Método: foram selecionados, de forma aleatória, intencional e não probabilística, enfermeiros de uma rede social brasileira de enfermagem e alunos do curso de Graduação da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, para serem sujeitos da pesquisa e avaliadores do objeto. Resultados: os participantes, oito enfermeiros e oito graduandos, estudaram o objeto e responderam a um instrumento de avaliação composto pelos critérios: aspectos educacionais (relevância do tema, objetivos e textos/hipertextos), interface do ambiente (navegabilidade, acessibilidade e design das telas) e recursos didáticos (interatividade e apresentação dos recursos). Obteve-se o total de 128 respostas significativas, sendo 124 (97%) respostas positivas, tendo sido o instrumento avaliado como excelente e satisfatório, considerado como um recurso flexível, dinâmico, objetivo e adequado ao processo de aprendizagem da enfermagem. Conclusão: a tecnologia educacional apresenta linguagem clara, de fácil compreensão, e o método de ensino poderia ser aplicado em outros temas, contribuindo para a formação e capacitação dos profissionais de enfermagem, impactando positivamente o ensino de enfermagem, estimulando o conhecimento, aprendizado autônomo e independente, alinhado às novas exigências de formação profissional.
  • Editor: Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Formato: p. 716-723.
  • Idioma: Português

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