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Panorama das pesquisas brasileiras em modelagem matemática no ensino superior pela perspectiva da educação matemática crítica

Peres Campos e Lopes, Aldo ; Da Pena Pacheco, João Vitor

Alexandria (Florianópolis), 2023-11, Vol.16 (2), p.181-212 [Periódico revisado por pares]

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  • Título:
    Panorama das pesquisas brasileiras em modelagem matemática no ensino superior pela perspectiva da educação matemática crítica
  • Autor: Peres Campos e Lopes, Aldo ; Da Pena Pacheco, João Vitor
  • Assuntos: Critical mathematics education ; Educação matemática crítica ; Ensino Superior ; Higher education ; Literature review ; Mathematical modeling ; Modelagem matemática ; Revisão bibliográfica ; Revisão sistemática ; Systematic review
  • É parte de: Alexandria (Florianópolis), 2023-11, Vol.16 (2), p.181-212
  • Descrição: A Modelagem Matemática tem sido utilizada em diferentes níveis de ensino e tem se mostrado uma ferramenta para o desenvolvimento e aprimoramento de habilidades. Neste trabalho, focamos na Modelagem Matemática pela ótica da Educação Matemática Crítica e analisamos, através de uma revisão bibliográfica de teses e dissertações, os trabalhos que adotaram a Modelagem Matemática sob o viés da Educação Matemática Crítica em um intervalo temporal de mais de 20 anos. Além de uma avaliação inicial dos dados, analisamos os objetivos, as perspectivas críticas e de Modelagem e as conclusões obtidas, buscando responder a pergunta motivadora desta revisão bibliográfica – o que as pesquisas de Modelagem Matemática pela ótica da Educação Matemática Crítica indicam a respeito do uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino no contexto do Ensino Superior e quais são os aspectos críticos relacionados? Os resultados mostram uma predominância de trabalhos no eixo sul-sudeste e a existência de poucas pesquisas de cunho misto ou quantitativo. Além disso, como os objetivos da maioria dos trabalhos analisados não foram os aspectos críticos, poucos adotaram uma fundamentação teórica crítica e uma metodologia que contribuem para a manifestação desses aspectos. Por fim, notamos que há uma carência de estudos empíricos sobre Modelagem Matemática, sinalizando que esta área carece de mais pesquisas e constitui um bom campo para futuros trabalhos.
  • Idioma: Inglês;Português

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