skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Condição de saúde bucal e diabetes mellitus na população nipo-brasileira de Bauru e Marília, São Paulo/Brasil

Fernanda Ajudarte Lopes Camila Garcez Santos; Guilherme Ferreira Bibiano Silva; José Roberto Pereira Lauris; Nilce Emy Tomita; Marco Aurélio Carmona Augusto; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (11. 2003 Ribeirão Preto, SP)

[Resumo dos trabalhos] São Paulo : Universidade de São Paulo, 2003

São Paulo Universidade de São Paulo 2003

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Condição de saúde bucal e diabetes mellitus na população nipo-brasileira de Bauru e Marília, São Paulo/Brasil
  • Autor: Fernanda Ajudarte Lopes
  • Camila Garcez Santos; Guilherme Ferreira Bibiano Silva; José Roberto Pereira Lauris; Nilce Emy Tomita; Marco Aurélio Carmona Augusto; Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP (11. 2003 Ribeirão Preto, SP)
  • Assuntos: SAÚDE BUCAL
  • É parte de: [Resumo dos trabalhos] São Paulo : Universidade de São Paulo, 2003
  • Notas Locais: Publicado em CD-ROM
  • Descrição: Para avaliar a condição periodontal de uma determinada população, a utilização de índices periodontais parciais tem grande valor, visto que estes tornam os exames simplificados e mais rápidos. O Índice Periodontal Comunitário (IPC) é indicado para essa finalidade, embora alguns autores discutam problemas encontrados na estimativa de saúde e doença periodontal quando este índice é utilizado. O estudo tem como objetivo avaliar a efetividade do IPC em diagnosticar a doença periodontal quando comparado ao índice PIP. Analisou-se uma amostra de 831 indivíduos, nipo-brasileiros, com idade superior a 30 anos, residentes no município de Bauru-SP. Para avaliar a condição periodontal da amostra, foram utilizados os dois índices citados. Os dados obtidos em relação ao estado de saúde ou doença foram submetidos a um cruzamento com as variáveis: geração, sexo, condição glicêmica e faixa etária, fatores estes associados à suscetibilidade para periodontites. Os resultados obtidos em ambos os testes foram submetidos a comparações. O PIP foi utilizado como padrão ouro para que fosse testada a efetividade do IPC. Foi então calculado, para o IPC, os valores de especificidade, sensibilidade, valor preditivo positivo e negativo. Ao analisar os resultados obtidos, observou-se que em todas as variáveis proposta, o IPC apresentou níveis de concordância baixos com o padrão ouro, não expressando o estado real de saúde e doença da amostra estudada
  • Editor: São Paulo Universidade de São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2003
  • Formato: resumo ficha 1159.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.