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Histórico, classificação e análise de centros de educação ambiental no Brasil

Silva, Fabio Deboni Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz 2004-11-22

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Histórico, classificação e análise de centros de educação ambiental no Brasil
  • Autor: Silva, Fabio Deboni Da
  • Orientador: Caron, Dalcio
  • Assuntos: Biodiversidade; Proteção Ambiental; Conservação Da Natureza; Desenvolvimento Sustentável; Ecologia Humana; Educação Ambiental; Gestão Ambiental; Nature Conservation; Human Ecology; Environmental Protect; Environmental Management; Environmental Education; Biodiversity; Sustainable Development
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Este estudo buscou mapear Centros de Educação Ambiental (CEAs) de todas as regiões brasileiras com o objetivo de levantar subsídios para entender as origens desse movimento, quais suas interfaces com a literatura do ambientalismo e da educação ambiental brasileira; pontuar o que são os CEAs na atualidade, o que fazem, como e para quem; para propor quais as principais categorias de CEAs existentes no país, como eles dialogam com princípios-chave do movimento ambientalista e da educação ambiental; dentre outras características no tocante à temática dos CEAs na atualidade. Foram enviados dois questionários a uma base de dados de 500 instituições do campo da Educação Ambiental, retornando 101 respondidos por Centros de Educação Ambiental de 23 Unidades Federativas brasileiras. Esta foi a amostra trabalhada, o que possibilitou maior segurança nas discussões e análises tecidas. Concluiu-se que há uma diversidade de tipos de CEAs, sendo possível a proposição de oito classes, cada uma delas com foco de atuação distinto. Também se verificou e se experimentou a possibilidade de adoção de processos simples e complexos para a construção de classificações tipológicas para este tipo de iniciativas. Constatou-se um preocupante distanciamento entre o discurso e a prática dos CEAs no tocante a dois princípios-chave adotados - diálogo e participação. Há uma concepção simplificada do papel potencial que CEAs podem cumprir no cenário da educação ambiental brasileira.
  • DOI: 10.11606/D.11.2004.tde-25052005-144205
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
  • Data de criação/publicação: 2004-11-22
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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