skip to main content

A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos

Jerusa Vilhena de Moraes Sonia Maria Vanzella Castellar

2004

Localização: FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas    (T MORAES, JERUSA VILHENA de. 2004 )(Acessar)

  • Título:
    A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos
  • Autor: Jerusa Vilhena de Moraes
  • Sonia Maria Vanzella Castellar
  • Assuntos: GEOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO); GEOGRAFIA (METODOLOGIA)
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Nessa dissertação, pretendo investigar a relação entre ensino e pesquisa por meio do estudo de uma metodologia de ensino de Geografia, que possibilite o entendimento da organização e produção do espaço geográfico e a construção desse conceito em sala de aula mediante o uso de materiais de base e fontes primárias. A pesquisa, realizada na 7ª série do Ensino Fundamental II em uma escola estadual da cidade de Jundiaí, partiu de observações em sala de aula para analisar a utilização dos materiais didáticos. Ao mesmo tempo, realizamos entrevistas com a professora e os alunos, cujo objetivo era conhecer a dinâmica das relações do processo de ensino e de aprendizagem e leitura e análise de documentos, necessários para uma proposta de metodologia de ensino de Geografia. Em uma segunda etapa, realizamos oficinas com os alunos para que eles pudessem construir o conceito científico de 'espaço geográfico'. Os materiais de base utilizados foram quatro plantas cartográficas da cidade de Jundiaí (dos anos de 1657, 1888, 1893 e 2001) e as fontes primárias foram três livros de memorialistas e catorze fotografias da cidade (século XIX e XX).Por existirem hoje diferentes concepções a respeito de aprendizagem e currículo, entendemos que essa pesquisa, baseada na teoria da aprendizagem significativa de AUSUBEL, contribui para o ensino de Geografia, já que o trabalho com conceito de espaço geográfico em sala de aula é fundamental para se entender a relação entre sociedade e formas de produção
  • Data de criação/publicação: 2004
  • Formato: 182 p + anexos.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.