skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos
Jerusa Vilhena de Moraes Sonia Maria Vanzella Castellar
2004
Localização:
FFLCH - Fac. Fil. Let. e Ciências Humanas
(T MORAES, JERUSA VILHENA de. 2004 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
A construção do conceito de espaço geográfico por meio do uso de documentos
Autor:
Jerusa Vilhena de Moraes
Sonia Maria Vanzella Castellar
Assuntos:
GEOGRAFIA (ESTUDO E ENSINO)
;
GEOGRAFIA (METODOLOGIA)
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
Nessa dissertação, pretendo investigar a relação entre ensino e pesquisa por meio do estudo de uma metodologia de ensino de Geografia, que possibilite o entendimento da organização e produção do espaço geográfico e a construção desse conceito em sala de aula mediante o uso de materiais de base e fontes primárias. A pesquisa, realizada na 7ª série do Ensino Fundamental II em uma escola estadual da cidade de Jundiaí, partiu de observações em sala de aula para analisar a utilização dos materiais didáticos. Ao mesmo tempo, realizamos entrevistas com a professora e os alunos, cujo objetivo era conhecer a dinâmica das relações do processo de ensino e de aprendizagem e leitura e análise de documentos, necessários para uma proposta de metodologia de ensino de Geografia. Em uma segunda etapa, realizamos oficinas com os alunos para que eles pudessem construir o conceito científico de 'espaço geográfico'. Os materiais de base utilizados foram quatro plantas cartográficas da cidade de Jundiaí (dos anos de 1657, 1888, 1893 e 2001) e as fontes primárias foram três livros de memorialistas e catorze fotografias da cidade (século XIX e XX).Por existirem hoje diferentes concepções a respeito de aprendizagem e currículo, entendemos que essa pesquisa, baseada na teoria da aprendizagem significativa de AUSUBEL, contribui para o ensino de Geografia, já que o trabalho com conceito de espaço geográfico em sala de aula é fundamental para se entender a relação entre sociedade e formas de produção
Data de criação/publicação:
2004
Formato:
182 p + anexos.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript