skip to main content

Repensando estratégias de ensino no processo de aprendizagem

Stacciarini, Jeanne Marie R. ; Esperidião, Elizabeth

Revista latino-americana de enfermagem, 1999-12, Vol.7 (5), p.59-66 [Periódico revisado por pares]

Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    Repensando estratégias de ensino no processo de aprendizagem
  • Autor: Stacciarini, Jeanne Marie R. ; Esperidião, Elizabeth
  • Assuntos: NURSING
  • É parte de: Revista latino-americana de enfermagem, 1999-12, Vol.7 (5), p.59-66
  • Descrição: Trata-se de uma pesquisa qualitativa que procurou obter opiniões acerca do processo de aprendizagem a que foram submetidos os participantes de uma oficina de vivência "Conhecendo o SER Enfermeiro", oferecida no 47° Congresso Brasileiro de Enfermagem, na cidade de Goiânia, em 1995. Constituímos como objetivo: analisar as estratégias de ensino implementadas durante as vivências propostas na oficina. A coleta de dados foi realizada através de uma ficha de avaliação, respondida pelos sujeitos deste estudo, todos integrantes da oficina. Submetemos as respostas descritas a uma análise de conteúdo, utilizando a categorização temática, que permitiu identificar categorias que salientam e/ou ressaltam as estratégias recorridas. This is a qualitative research that aimed at finding out opinions on the learning process that was used with the participants of the workshop "Learning what is to be a nurse", presented at the 47º Brazilian Nursing Congress, in Goiânia, in 1995, in order to analize the teaching strategies introduced during the workshop. Data were collected from an evaluation questionnaire that was answered by the participants who were the subjects of this research. We submitted the answers to a content analysis using a thematic categoryzation and identified classes which distinguish or sometimes emphasize the searched strategies. Se trata de un estudio cualitativo, realizado en un taller cuyo nombre es "Conociendo el SER Enfermero", ofrecido en el 47º Congreso Brasileño de Enfermería, en la ciudad de Goiânia en 1995, cuyo objetivo fue el de analizar las estrategias de enseñanza implementadas durante el taller, según los registros de los participantes. La recolección de datos se realizó a través de una ficha de evaluación, que fue respondida por los participantes del taller que fueron sometidos a los estudios. Fue hecho un análisis del contenido de las respuestas, utilizándose una categorizacíon temática, donde identificamos las categorías que destacan las estrategias utilizadas
  • Editor: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto / Universidade de São Paulo
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.