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Desempenho da memória de trabalho em indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Talita Fernanda Gonçalves-Guedim Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (21. 2013 Porto de Galinhas); Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia (2. 2013 Porto de Galinhas)

Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013

São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia 2013

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  • Título:
    Desempenho da memória de trabalho em indivíduos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
  • Autor: Talita Fernanda Gonçalves-Guedim
  • Patrícia Abreu Pinheiro Crenitte; Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia (21. 2013 Porto de Galinhas); Congresso Ibero-Americano de Fonoaudiologia (2. 2013 Porto de Galinhas)
  • Assuntos: MEMÓRIA; HIPERATIVIDADE
  • É parte de: Anais São Paulo: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, 2013
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 07 jan. 2015
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: Introdução: O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o distúrbio neuropsiquiátrico mais comum da infância e está incluído entre as doenças crônicas mais prevalentes entre escolares. Tanto o processo diagnóstico quanto o tratamento do TDAH são complexos, não só pelo caráter dimensional dos sintomas de desatenção e/ou hiperatividade, mas também pela alta frequência de comorbidades apresentadas pelos pacientes. As dificuldades de atenção e hiperatividade apresentadas pelas crianças com TDAH podem afetar seu desempenho acadêmico. O déficit de linguagem exibido pode comprometer o aprendizado do sistema de escrita alfabética, considerando-se que as habilidades subjacentes a esse processo, tais como habilidades metalinguísticas (capacidade de refletir sobre a linguagem), prejudicam essa aquisição. O domínio fonológico exerce grande influência no processo de aprendizagem da leitura e da escrita, uma vez que este possibilita a generalização dos sistemas. Habilidades do processamento fonológico são fundamentais para a aquisição e o desenvolvimento da leitura e da escrita. A MT é considerada uma habilidade importante para a aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita, pois refere-se à capacidade de reter e manipular temporalmente a informação. É responsável pelo armazenamento temporário da informação para o desempenho de uma série de tarefas cognitivas, como aprendizagem, compreensão da linguagem e raciocínio. Sendo de grande valia pela contribuição para a memória de longo prazo e sua relação com a inteligência, ou seja, com a capacidade de raciocínio e resolução de problemas (MORGADO, 2005). A MT é a base da aprendizagem, quando alterada traz prejuízos como distúrbios de aprendizagem. A intervenção precoce da MT pode evitar problemas de aprendizagem.
    Objetivo: Comparar o desempenho memória fonológica entre escolares com TDAH e escolares com desenvolvimento típico. Métodos: O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) sob protocolo número nº 65/2010. Participaram deste estudo 30 indivíduos em idade escolar, cuja faixa etária e escolaridade variaram respectivamente de nove a doze anos de idade e 4º ao 7º ano, de ambos os gêneros (feminino e masculino), sendo 15 com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH, Grupo Experimental (GE) e 15 escolares com desenvolvimento típico, Grupo Controle (GC), que frequentavam o Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares. A avaliação foi realizada por meio da Prova de repetição de palavras sem significado. Resultados: Para análise dos dados da MT utilizou-se o teste não-paramétrico Mann Whitney, visando comparar o desempenho entre os grupos. Sendo possível verificar que os escolares do GE apresentaram um desempenho aquém do grupo GC, com nível de significância de 0,00. O nível de significância adotado foi p% ≤ 0,05. Conclusões: Dificuldades de Memória de Trabalho afetam grande parte do processamento de informação, uma vez que a memória é uma estrutura mediadora das informações. A Memória de Trabalho é a base para o aprendizado e a alteração na mesma pode trazer prejuízos acadêmicos. Sendo assim, os escolares com TDAH apresentaram desempenho aquém em relação aos escolares com desenvolvimento típico.
  • Editor: São Paulo Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia
  • Data de criação/publicação: 2013
  • Formato: parte 4, p. 299-300.
  • Idioma: Português

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