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Subsídios para o estudo comparado dos artefatos resgatados: referência projeto B.C. Byte 1995-2015

Cardoso, Maria Inês Raphaelian Sodré

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2016-03-08

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Subsídios para o estudo comparado dos artefatos resgatados: referência projeto B.C. Byte 1995-2015
  • Autor: Cardoso, Maria Inês Raphaelian Sodré
  • Orientador: Mubarac, Luiz Claudio
  • Assuntos: Arqueologia; Artefatos; Iconografia; Interpretação; Archaeology; Artifacts; Iconography; Interpretation
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Artes Visuais.
  • Descrição: A coleção de oito volumes, em comemoração aos 20 anos do início do programa, torna público em sua íntegra os \'Subsídios para o estudo comparado dos artefatos resgatados: referência AF.IR.020, projeto B.C. BYTE, 1995-2015\'. Em 1995, a exposição inédita de onze objetos arqueológicos simultaneamente à divulgação de descobertas recentes de artefatos similares pouco estudados e que permaneciam esquecidos em acervos dos departamentos de arqueologia das universidades, museus e instituições afins, propiciou a elaboração deste projeto para a reavaliação e reestudo extensivo a uma série de peças consideradas de menor relevância, exumadas em seis sítios arqueológicos ao longo de quase 90 anos. O projeto efetuou o resgate de grande parte da documentação histórica para a localização das descobertas destes objetos e a avaliação apurada deles, utilizando tecnologias de última geração. Os novos métodos de identificação possibilitaram a elaboração de novas hipóteses para uma interpretação contextualizada. O programa proporcionou também o reexame dos locais das escavações de cinco sítios arqueológicos onde parte dos referidos objetos encontravam-se depositados. À partir de uma recolha e organização dos dados disponíveis para o trabalho de campo das expedições (prospecção e escavação), a noção pré-existente foi alterada, suscitando novas descobertas, análises e interpretações.
  • DOI: 10.11606/T.27.2016.tde-19092016-161301
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2016-03-08
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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