skip to main content
Primo Advanced Search
Primo Advanced Search Query Term
Primo Advanced Search prefilters

A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento

Jacobi, Pedro Roberto ; Tristão, Martha ; Franco, Maria Isabel Gonçalves Correa

Cadernos CEDES, 2009-04, Vol.29 (77), p.63-79

Centro de Estudos Educação e Sociedade

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    A função social da educação ambiental nas práticas colaborativas: participação e engajamento
  • Autor: Jacobi, Pedro Roberto ; Tristão, Martha ; Franco, Maria Isabel Gonçalves Correa
  • Assuntos: EDUCATION & EDUCATIONAL RESEARCH ; Environmental education ; Mobilization ; Social participation
  • É parte de: Cadernos CEDES, 2009-04, Vol.29 (77), p.63-79
  • Descrição: A participação como eixo norteador das práticas sociais de educação ambiental coloca como necessidade a articulação de saberes e fazeres para responder às complexas questões socioambientais. Este artigo desenvolve uma reflexão crítica sobre as práticas socioambientais educativas de caráter coletivo e colaborativo, com dinâmicas abertas e vivenciais, que têm se revelado como processos importantes na produção de uma cultura de diálogo, de participação, de mobilização e de potência de ação. Enfatizam-se as abordagens integradoras das relações entre as dimensões subjetivas e intersubjetivas e a possibilidade de estimularem a constituição de identidades coletivas e de comunidades em espaços de convivência. Isso abre caminhos para incrementar o potencial educativo de espaços dentro e fora da escola que podem se tornar contextos possíveis de diálogos democráticos, mediando experiências de diferentes sujeitos, protagonistas locais na construção de projetos de intervenção coletivos.
  • Editor: Centro de Estudos Educação e Sociedade
  • Idioma: Português;Inglês

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.