skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
Tipo de recurso
criteria input
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Show Results with:
no título
Show Results with:
qualquer lugar do registro
no título
como autor
no assunto
Data de publicação
lsr01
lsr02
lsr03
lsr04
Orientador
Mostra resultados com:
criteria input
que contêm minhas palavras de busca
com a frase exata
começa com
Mostra resultados com:
Índice
criteria input
E
OU
NÃO
This feature requires javascript
Um olhar winnicottiano sobre a relação dos estudantes com o próprio processo de aprendizagem
Luciano Massa Fernandes Alberto Villani
2007
Localização:
FE - Faculdade de Educação
(375.21 F363o )
e outros locais
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Um olhar winnicottiano sobre a relação dos estudantes com o próprio processo de aprendizagem
Autor:
Luciano Massa Fernandes
Alberto Villani
Assuntos:
FÍSICA (ESTUDO E ENSINO)
;
ENSINO E APRENDIZAGEM
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Notas Locais:
Programa Interunidades em Ensino de Ciências Modalidade Física, Química e Biologia IF/FE/IQ/IB
Descrição:
Este trabalho tem como objetivo investigar a relação que estudantes de ensino médio possuem com o aprendizado da Física, e analisar a importância do professor como facilitador do processo de aprendizagem. A partir das respostas a questionários estabelecemos inicialmente algumas categorias representativas da relação dos alunos com a aprendizagem de Física, bem como de suas ações diante das frustrações surgidas durante a realização das tarefas sobre esse conteúdo. Em seguida procuramos aprofundar nosso entendimento com um estudo longitudinal que analisou os dados referentes a uma aluna ao longo de mais de dois anos. Para interpretar o processo de evolução da aluna fizemos uso das idéias do psicanalista inglês D. W. Winnicott. Constatamos que sua teoria do amadurecimento podia dar conta das fases de superação, por parte da aluna, das dificuldades advindas do estudo da Física. Identificamos que, com o auxílio do professor, responsável por disponibilizar aos alunos um ambiente pr! opício ao aprendizado, a aluna pôde fazer uso de determinados objetos - livros, anotações, a crença na própria capacidade e a confiança no professor - que funcionaram como objetos transicionais da teoria de Winnicott e sustentaram a superação das ansiedades e frustrações que perturbavam sua aprendizagem em Física. Finalizando, procuramos desenvolver uma analogia entre o desempenho de uma mãe suficientemente boa (na teoria de Winnicott) e um professor suficientemente bom - aquele
capaz de prover seu aluno de um ambiente que assegure a estabilidade e os incentivos necessários para que o contato deste com a Cultura se dê de forma criativa e não intrusiva
Data de criação/publicação:
2007
Formato:
112 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
E-mail do orientador
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_VIDEOS),scope:("PRIMO"),scope:(USP_FISICO),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP),scope:(USP_EBOOKS),scope:(USP_PRODUCAO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript