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Incorporação de padrões de representação greco-romanos no universo simbólico indiano-budista

Aldrovandi, Cibele Elisa Viegas

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2002-06-06

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Incorporação de padrões de representação greco-romanos no universo simbólico indiano-budista
  • Autor: Aldrovandi, Cibele Elisa Viegas
  • Orientador: Hirata, Elaine Farias Veloso
  • Assuntos: Arte Primitiva; Budismo; Buddhism; Primitive Art
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
    Dissertação (Mestrado) - Filosofia Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo
  • Descrição: O objetivo desta dissertação é a elaboração de um quadro interpretativo que possibilite evidenciar a incorporação de elementos greco-romanos ao repertório iconográfico da Arte de Gandhāra. Através de um estlldo sistemático de vestígios arqueológicos - relevos narrativos e esculturas - e dados historiográficos, procuramos verificar os complexos fenômenos ocorridos na região bactro-gandhariana, a partir da fundação das colônias gregas, com a conquista de Alexandre, o Grande, em 327-325 a.C. até a Dinastia Kusāṇā dos séculos I e Il d.C., período em que essa escola artística alcançou maior expressão. Esta pesquisa refere-se ao fenômeno artístico-religioso ocorrido nessa região, fundamentalmente ligado à evolução do pensamento indiano-budista e do Budismo, principal tema dessa escola. A partir das fontes materiais organizadas em um Banco de Dados e Imagens (BDI), o Corpus Documental do Projeto, constituiu-se o embasamento empírico para a abordagem e desenvolvimento das principais questões que o permeiam: a identificação da assimilação de traços estilísticos, ocorrida a partir da interação dos povos que habitaram essa região. Os resultados obtidos a partir da quantificação dos ciclos narrativos e elementos greco-romanos permitiram evidenciar a incorporação de padrões de representação externos ao universo simbólico indiano-budista e verificar sua relevância iconográfica dentro do contexto histórico do período em que esta escola artística se desenvolveu.
  • DOI: 10.11606/D.8.2002.tde-12092022-185639
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2002-06-06
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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