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feitos de sessões educativas no uso das mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental I

S. M. S. Fernandes R. A Casarotto; S. M. A João

Revista Brasileira de Fisioterapia São Carlos v. 12, n. 6, p. 447-453, nov/dez. 2008

São Carlos 2008

Localização: FM - Fac. Medicina    (BCSEP 169 2008 )(Acessar)

  • Título:
    feitos de sessões educativas no uso das mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental I
  • Autor: S. M. S. Fernandes
  • R. A Casarotto; S. M. A João
  • Assuntos: FISIOTERAPIA (ESPECIALIDADE); PREVENÇÃO PRIMÁRIA (EDUCAÇÃO); CARGA; ENSINO FUNDAMENTAL; SAÚDE ESCOLAR; DOENÇAS DA COLUNA; VERTEBRAL (PREVENÇAO E CONTROLE)
  • É parte de: Revista Brasileira de Fisioterapia São Carlos v. 12, n. 6, p. 447-453, nov/dez. 2008
  • Notas: Disponível em: . Acesso em: 16set. 2011
  • Descrição: Resumo Objetivo: Avaliar a modificação na quantidade de carga transportada, o modelo e o modo de transportar mochilas escolares após sessões educativas. Métodos: Estudo de uma série de casos, com 99 crianças de sete a 11 anos do ensino fundamental, em escola particular da cidade São Paulo, São Paulo. Foram avaliadas a massa corporal (kg) e estatura dos alunos (cm), quantidade de carga transportada nas mochilas (kg). Os modelos e os modos de transporte das mochilas foram avaliados por filmagem pré e pós-intervenção. Como medida de intervenção, os sujeitos (crianças, pais e professores) foram submetidos a uma sessão educativa, que consistiu de orientações teóricas sobre coluna vertebral e transporte de carga. Para os escolares foi adicionada orientação prática das posturas corretas no transporte de carga. Os escolares receberam um reforço prático mensal por três meses. Pais e professores receberam reforço em folheto informativo e orientações na homepage da escola. Os dados foram analisados pelos testes estatísticos de igualdade de duas proporções e Wilcoxon. O nível de significância adotado foi 5%. Resultados: O modelo de mochila modificou para duas alças de 46,5% para 60,6% (p=0,046), modo de transporte para ombro bilateral de 41,4% para 55,6% (p=0,047). A carga transportada nas mochilas diminuiu 2,66kg (p<0,001) e a relação massa corporal do sujeito e carga transportada nas mochilas diminuiu 7%. Na modificação por categorias, o número de alunos do grupo inadequado (carga transportada>15% da massa corporal do aluno) diminuiu (p<0,001). Conclusões: As sessões educativas promoveram mudanças na utilização de mochilas, revelando adesão satisfatória ao modelo de intervenção proposto entre os escolares e o importante papel da Fisioterapia na saúde escolar. Artigo registrado no Clinical Trials.gov sob o número: NCT00536354
  • Editor: São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2008
  • Formato: p. 447-453.
  • Idioma: Inglês

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