skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CLORO NA DESCAPSULAÇÃO E ECLOSÃO DE LARVAS DE ARTEMIA (Artemia sp.)

DA ROCHA, A.G. ; KRAUSE, C.S. ; DE S. VIEIRA, E.C. ; DE FREITAS, F. ; CAIMI, L.C. ; FONSECA, R.R.V.P.

Scientia agraria, 2005, Vol.6 (1), p.41-45

Universidade Federal do Paraná

Texto completo disponível

Citações Citado por
  • Título:
    AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE DIFERENTES CONCENTRAÇÕES DE CLORO NA DESCAPSULAÇÃO E ECLOSÃO DE LARVAS DE ARTEMIA (Artemia sp.)
  • Autor: DA ROCHA, A.G. ; KRAUSE, C.S. ; DE S. VIEIRA, E.C. ; DE FREITAS, F. ; CAIMI, L.C. ; FONSECA, R.R.V.P.
  • É parte de: Scientia agraria, 2005, Vol.6 (1), p.41-45
  • Descrição: O presente trabalho foi realizado no Laboratório de Aqüicultura da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com o objetivo de determinar a melhor dose de hipoclorito de sódio (NaClO com 6% de ingrediente ativo) a ser empregada na descapsulação de oocistos de artemia. Os oocistos de artemia foram hidratados durante 1 hora, filtrados e submetidos aos tratamentos com cloro durante 10 minutos. As dosagens de cloro testadas foram as seguintes (NaClO - hipoclorito de sódio 6%): 0,38g, 0,75g, 1,50g, 3,00g e 6,00g de ingrediente ativo por litro de água. Depois da aplicação do cloro fez-se a lavagem dos oocistos para eliminar o cloro aplicado e logo após os oocistos foram colocados na água em frascos plásticos transparentes com aeração e luminosidade constante onde ficaram durante 53 horas. Para contagem dos náuplios foi pipetado um mililitro do frasco com aeração ligada. Para todas as repetições foram feitas três contagens e o parâmetro analisado foi o número de larvas eclodidas por mililitro da solução de eclosão. Os resultados foram submetidos a um teste de normalidade e foi verificado que os resultados de eclosão não tinham distribuição normal, portanto as médias não puderam ser usadas como termo de comparação entre os tratamentos. Então foram realizados testes não-paramétricos que usam a mediana como parâmetro de comparação entre os tratamentos. Tecnicamente observa-se a superioridade do tratamento de 1,50g de cloro ativo que apresentou o ponto máximo de eclosão, tendo 50% dos dados de eclosão ao redor de 140 larvas eclodidas por mililitro.
  • Editor: Universidade Federal do Paraná
  • Idioma: Inglês;Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.