skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Anthropology contra Ethnography; Antropologia versus etnografia

Ingold, Tim; Almeida, Rafael Antunes

Cadernos de Campo (São Paulo - 1991); v. 26 n. 1 (2017); 222-228

Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2018-06-19

Acesso online

  • Título:
    Anthropology contra Ethnography; Antropologia versus etnografia
  • Autor: Ingold, Tim; Almeida, Rafael Antunes
  • Assuntos: Ethnography; Anthropology; Participation; Observation; Method; Education; Philosophy; Art; University; Etnografia; Antropologia; Participação; Observação; Método; Educação; Filosofia; Arte; Universidade
  • É parte de: Cadernos de Campo (São Paulo - 1991); v. 26 n. 1 (2017); 222-228
  • Descrição: Ethnography aims to describe life as it is lived and experienced, by a people, somewhere, sometime. Anthropology, by contrast, is an inquiry into the conditions and possibilities of human life in the world. Anthropology and ethnography may have much to contribute to one another, but their aims and objectives are different. Ethnography is an end in itself; it is not a means to anthropological ends. Moreover, participant observation is an anthropological way of working, not a method of ethnographic data collection. To study anthropology is to study with people, not to make studies of them; such study is not so much ethnographic as educational. An anthropological education gives us the intellectual means to speculate on the conditions of human life in this world, without our having to pretend that our arguments are distillations of the practical wisdom of those among whom we have worked. Our job is to correspond with them, not to speak for them. Only by acknowledging the speculative nature of anthropological inquiry can we both make our voices heard and properly engage with other disciplines. And only then can we lead the way in forging the universities of the future. 
    A etnografia busca descrever a vida tal como é vivida e experimentada por um povo, em um lugar específico e em um tempo determinado. A antropologia, em contraste, é uma investigação sobre as condições e possibilidades da vida humana no mundo. A antropologia e a etnografia têm muito a contribuir entre si, mas os seus fins e objetivos são diferentes. A etnografia é um fim em si mesmo e não um meio para fins antropológicos. Ademais, a observação participante é um modo antropológico de trabalhar, não um método para coletar dados etnográficos. Estudar antropologia é estudar com as pessoas, não fazer estudos sobre elas; este estudo não é tanto etnográfico como é educativo. Uma educação antropológica nos mune dos meios intelectuais de especular sobre as condições da vida humana neste mundo, sem termos de fingir que os nossos argumentos são destilações da sabedoria prática daqueles entre quem trabalhamos. Nosso trabalho consiste em corresponder com eles, mas não falar por eles. É apenas reconhecendo a natureza especulativa da investigação antropológica que nós e eles poderemos ter as nossas vozes ouvidas e poderemos engajar devidamente com outras disciplinas. Só então estaremos em condições de capitanear a criação das universidades do futuro. 
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/140192/140850
  • Editor: Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2018-06-19
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.