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Os meios de comunicação e a noção de gestão ambiental uma análise das mensagens veiculadas pelo jornal "Folha de S. Paulo"

Fernanda Mancilha Fontes Antonio Ribeiro de Almeida Junior

2009

Localização: CENA - Cent. En. Nuclear na Agricultura    (Referência 12128 ) e outros locais(Acessar)

  • Título:
    Os meios de comunicação e a noção de gestão ambiental uma análise das mensagens veiculadas pelo jornal "Folha de S. Paulo"
  • Autor: Fernanda Mancilha Fontes
  • Antonio Ribeiro de Almeida Junior
  • Assuntos: GESTÃO AMBIENTAL; MEIOS DE COMUNICAÇÃO; MÍDIA IMPRESSA
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Programa Interunidades em Ecologia de Agroecossistemas ESALQ/CENA
  • Descrição: A crise ambiental tem suas origens em períodos remotos, entretanto, é com o modelo de desenvolvimento consolidado a partir da modernidade que problemas ambientais e sociais se intensificam. Desse modo, estabelecem-se duas racionalidades que podem orientar o desenvolvimento: a econômica, que se relaciona ao processo de acumulação capitalista; e a ambiental, que enxerga a crise como uma crise civilizacional. O estudo da Gestão Ambiental nos indica que esta seria uma noção em disputa entre estas duas racionalidades, podendo adquirir sentidos contraditórios. Sua história pode ser resumida como uma noção gerada na esfera pública dos países desenvolvidos, na década de 1970, porém que, às vésperas da Rio-92, sofre adequação ao setor mercantil, interessado em assumir nova postura frente às questões ambientais. Um aspecto que merece ser debatido, portanto, são as motivações deste setor em se enveredar pelos caminhos do ambientalismo, sendo fato o reconhecimento da questão ambiental como peça chave em estratégias de mercado. Torna-se necessário compreender a maneira como o setor se apropriou e reduziu o discurso ambientalista, utilizando-se da valorização extremada da economia e da tecnologia como soluções para os problemas ambientais. É preciso verificar a força potencial dos meios de comunicação em se tornarem instrumentos de consolidação de um discurso único que representa o viés de seus dirigentes. Este trabalho tem por objetivo analisar criticamente o conteúdo das mensagens
    sobre gestão ambiental veiculadas pelo jornal Folha de S. Paulo, entre os anos de 1997 e 2008. Buscou-se relacionar as mensagens às racionalidades econômica e ambiental e discutir as implicações decorrentes da difusão hegemônica de um discurso empresarial sobre o ambientalismo
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: 104 p. il.
  • Idioma: Português

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