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A qualidade nos serviços de enfermagem segundo a percepção de enfermeiras que vivenciam essa prática

Rosa Elena Rodrigues Leitão Paulina Kurcgant

2002

Localização: EE - Escola de Enfermagem    (T2257 )(Acessar)

  • Título:
    A qualidade nos serviços de enfermagem segundo a percepção de enfermeiras que vivenciam essa prática
  • Autor: Rosa Elena Rodrigues Leitão
  • Paulina Kurcgant
  • Assuntos: QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO; PERCEPÇÃO; ENFERMEIRAS ADMINISTRADORAS
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo teve como objetivo identificar e analisar as representações sociais de enfermeiras, no cotidiano do trabalho gerencial, numa instituição hospitalar que implementa Programa de Qualidade. Objetivou ainda compreender as razões e as motivações pelas quais as enfermeiras entendem o programa, e qual o impacto tanto individual quanto coletivo, sobre o trabalhador de enfermagem que vivencia essa prática no ambiente de trabalho. Como forma de apreensão dos fenômenos que ocorrem a partir da dinâmica do trabalho, foram realizadas 22 entrevistas semi-estruturadas com enfermeiras gerentes que discorreram sobre suas trajetórias de vida profissional, com enfoque na passagem do modelo tradicional da administração para a abordagem dos Princípios da Qualidade Total. As entrevistas evidenciaram achados relevantes para as discussões relativas à temática sob investigação, tais como: a estrutura do Programa da Qualidade, as mudanças no âmbito institucional, a relação profissional-cliente, a sobrecarga de trabalho, a carga horária e os salários, as interações intra e interdisciplinares, a resistência às mudanças e as recompensas. Esses assuntos constituíram temas para os debates nas sessões de grupos focais, utilizadas como técnica complementar de coleta de dados. O material obtido através de dados empíricos individuais e coletivos, respeitado o consenso da maioria, apontou para as seguintes categorias temáticas: a sobrecarga de trabalho na estrutura
    organizacional sistêmica, o desgaste emocional e a qualidade de vida no trabalho, a resistência às mudanças no ambiente da qualidade e a motivação no trabalho. A análise dos resultados foi realizada com base nos pressupostos da abordagem qualitativa, na vertente da teoria das Representações Sociais, conforme procedimentos fundamentados no método de Análise de Conteúdo proposto por Bardin. O estudo evidenciou que as enfermeiras vivenciam, na prática gerencial, duas situações ) distintas. A primeira referente ao ambiente de trabalho controlador, caracterizado pelo excesso de cobranças, o que sinaliza para limitação da liberdade e, consequentemente, menor espaço para criatividade, gerando sentimentos negativos, como tristeza, decepção e angústia. A organização sistêmica do trabalho provoca excesso de trabalho para as enfermeiras, resultando em desgaste físico e psíquico que podem levar ao sofrimento mental. O segundo diz respeito às conquistas que geraram sentimentos positivos, como satisfação e orgulho pelo reconhecimento do trabalho realizado e valorização profissional, que reforçam a auto-estima. Os resultados são indicativos de propostas que implementem maior participação das enfermeiras, nas discussões de assuntos que tratem de problemas individuais e coletivos, que venham melhorar a qualidade de vida no trabalho das enfermeiras. Neste fórum de debate, poderão ser desenvolvidos mecanismos coletivos defensivos, descritos pela nova Psicopatologia do Trabalho,
    ampliando a base de forças dos funcionários para a transformação de situações inadequadas do ambiente de trabalho, em busca do sentido e da dignidade do trabalho construído em base ético-política e de respeito ao trabalhador de enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2002
  • Formato: 161 p.
  • Idioma: Português

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