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História da Ciência no Ensino Médio: experimentos de Lazzaro Spallanzani sobre reprodução animal

Pereira, Miler Rodrigo

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências 2014-10-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    História da Ciência no Ensino Médio: experimentos de Lazzaro Spallanzani sobre reprodução animal
  • Autor: Pereira, Miler Rodrigo
  • Orientador: Prestes, Maria Elice de Brzezinski
  • Assuntos: Ensino De Ciências; Lazzaro Spallanzani; Tecnologia De Informação E Comunicação; História Da Biologia; Experimentos Históricos; Historical Experiments; History Of Science; Science Teaching; Information Communication Technology
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: A História da Ciência, nas últimas décadas, é apontada pela literatura especializada como um recurso pedagógico apropriado para ensinar conteúdo científico atual e abordar aspectos da natureza da ciência na sala de aula. Este trabalho trata dos aspectos motivacionais e emocionais nos alunos frente ao uso História da Ciência como uma ferramenta para promover discussões sobre a construção do conhecimento científico e para trabalhar o conceito de reprodução animal, concentrando no estudo do desenvolvimento de método experimental em investigação de seres vivos. O episódio histórico escolhido foi o estudo da reprodução de anfíbios realizado por Lazzaro Spallanzani (1729-1799), que nos permitiu explorar com os alunos, especialmente, a reflexão e discussão sobre observação, teoria e as relações entre eles. Tal aspecto metacientífico é importante para promover uma crítica à noção empírico-indutivista da ciência, que ainda é preponderante no ensino das ciências. Na parte empírica deste estudo, foi desenvolvida uma sequência didática, conforme modelo de M. Méheut (2004), orientada segundo os princípios de Design Based Research (DBR), visando motivar os alunos ao aprendizado de conceitos de reprodução, em turmas de terceiro ano do ensino médio. A sequência produzida foi constituída por oito aulas planejadas de acordo com uma estratégia de ensino de investigação. A Sequência Didática foi aplicada em duas escolas públicas da cidade de São Paulo, Brasil. Foram elaborados materiais didáticos para serem usados na Sequência Didática, como textos de apoio sobre o episódio histórico em questão para os alunos (com base na metodologia de história da ciência, ou seja, fontes primárias analisadas em seu contexto) e replicação de experimentos em ambiente virtual por meio de Tecnologias de Informação e Comunicação. A aplicação da Sequência Didática foi registrada em video e avaliada por dois questionários, um para análise dos aspectos motivacionais, e outro, emocionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. A intervenção mostrou efeitos positivos quanto à motivação dos estudantes e principalmente sobre à auto-eficácia e motivação intrínseca. Contudo, algumas concepções relativas à motivação extrínseca foram resistentes a mudanças, o que forneceu indicações para o aprimoramento dos princípios de design e de sua implementação em sala. Os resultados podem indicar novas possibilidades de utilização de História da Ciência no ensino de ciências
  • DOI: 10.11606/T.41.2014.tde-27012015-083442
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Instituto de Biociências
  • Data de criação/publicação: 2014-10-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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