skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Expressão de genes de adesão de diferentes cepas de Enterococcus faecalis nas formas planctônica e de biofilme

Maricel Rosario Cárdenas Cuéllar F. S Fernandes; Laura Cristina Leite Nardello; Denise Ferracioli Oda; G. B Gonçalves; Carla Renata Sipert; E. T Pinheiro; Flaviana Bombarda de Andrade; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (36. 2019 Campinas)

Brazilian Oral Research v. 33, p. 51, res. AO0117, 2019. Supplement 2 1807-3107

São Paulo 2019

Item não circula. Consulte sua biblioteca.(Acessar)

  • Título:
    Expressão de genes de adesão de diferentes cepas de Enterococcus faecalis nas formas planctônica e de biofilme
  • Autor: Maricel Rosario Cárdenas Cuéllar
  • F. S Fernandes; Laura Cristina Leite Nardello; Denise Ferracioli Oda; G. B Gonçalves; Carla Renata Sipert; E. T Pinheiro; Flaviana Bombarda de Andrade; Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica - SBPqO (36. 2019 Campinas)
  • Assuntos: EXPRESSÃO GÊNICA; ENTEROCOCCUS; BIOFILMES; MICROSCOPIA CONFOCAL; MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA
  • É parte de: Brazilian Oral Research v. 33, p. 51, res. AO0117, 2019. Supplement 2 1807-3107
  • Notas: Disponível em: https://www.sbpqo.org.br/hotsite2019/SBPqO_BORv033_book_p5.pdf. Acesso em: 12 maio 2021
  • Notas Locais: MPC Digital
  • Descrição: O objetivo deste estudo foi investigar a presença e a expressão de genes de virulência (ace, asa, esp) de 5 cepas isoladas de canais radiculares com infecção primária, cultivados em formas planctônica ou em biofilme, comparados com a cepa ATCC 29212. O isolamento das cepas foi realizado por série bioquímica e a identificação dos genes foi realizada através de reação de PCR convencional. Foram constituídos biofilmes mensurados quanto ao volume por microscopia confocal de varredura a laser (MCVL) e comparados com a expressão gênica por meio de extração de RNA, transcrição em cDNA e PCR em tempo real (qPCR) das cepas cultivadas em ambas formas. Quanto à expressão relativa do gene ace, não houve diferença entre a cepa ATCC 29212 e os isolados clínicos nas formas planctônicas ou em biofilmes (ambos com uma média de 0,5 vezes; p > 0,05). Já para o gene asa, os isolados mostraram pequena diminuição da sua expressão em relação à cepa ATCC, tanto na forma planctônica como em biofilmes (0,06 e 0,05 vezes respectivamente). Houve um aumento na expressão relativa do gene esp (2,63 vezes) nos isolados clínicos em biofilme, quando comparou-se com a forma planctônica (p= 0.04). A cepa 2.5 demonstrou maior viabilidade (p<0.05) já a cepa 25.1 produziu uma menor quantidade de biovolume (p<0.05) coincidindo com a ausência de dois genes de adesão. Há variações na presença de fatores de adesão/coagregação (ace, asa, esp) no genoma das diferentes cepas da mesma espécie, podendo estar relacionadas para a maior virulência. Dos genes avaliados, o esp parece estar relacionado com maior biovolume de biofilme
  • Editor: São Paulo
  • Data de criação/publicação: 2019
  • Formato: p. 51, res. AO0117.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.