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Depressão: pontos de vista e conhecimento do enfermeiro da rede básica de saúde.

Silva, Mariluci Camargo Ferreira Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto 2001-06-29

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Depressão: pontos de vista e conhecimento do enfermeiro da rede básica de saúde.
  • Autor: Silva, Mariluci Camargo Ferreira Da
  • Orientador: Furegato, Antonia Regina Ferreira
  • Assuntos: Depressão; Enfermagem; Depression; Nursing
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta pesquisa objetivou identificar os pontos de vista e o conhecimento sobre depressão de enfermeiros da rede básica de saúde. Os 73 enfermeiros participantes encontram-se na secretaria municipal de saúde e direção regional de saúde, ambos em São José do Rio Preto-SP. Acham-se distribuídos em 28 unidades de saúde. Em se tratando de um estudo psicométrico, foram utilizados quatro instrumentos para a coleta de dados: A- Pontos de vista sobre depressão; B- Conhecimento sobre depressão; C- Inventário de Beck; D- Escala de Zung. Todos foram auto-aplicados. Utilizou-se a análise quantitativa para os dados gerais e a qualitativa para a reflexão sobre os mesmos dados. Nos resultados gerais, a maioria das respostas evidencia acordo com o que se esperava, com médio conhecimento sobre depressão. Entretanto, as análises individuais dessas questões indicam que esses profissionais não estão em contato direto com o paciente, não sabem identificar pacientes deprimidos, não observam estes indicadores nos pacientes por eles atendidos ou não entendem que seja sua tarefa fazer esta identificação. Surgiram reflexões acerca da possível relação entre as ações de saúde mental com a formação profissional do enfermeiro. Desse modo, o ensino da depressão no curso de enfermagem e na educação continuada passam a ter maior importância no desenvolvimento das ações de enfermagem para a saúde mental. Esperamos que esta pesquisa constitua-se em para a assistência, para o ensino e para a pesquisa em enfermagem podendo sensibilizar os enfermeiros sobre a necessidade de uma atuação transformadora de suas práticas.
  • DOI: 10.11606/D.22.2001.tde-13052003-083306
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
  • Data de criação/publicação: 2001-06-29
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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