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Recorrência da parentalidade na adoslescência na perspectiva dos sujeitos envolvidos.

Carvalho, Geraldo Mota De

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem 2006-10-27

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Recorrência da parentalidade na adoslescência na perspectiva dos sujeitos envolvidos.
  • Autor: Carvalho, Geraldo Mota De
  • Orientador: Merighi, Miriam Aparecida Barbosa
  • Assuntos: Fenomenologia; Mães Adolescentes; Pais Adolescentes; Adolescent Fathers; Adolescent Mothers; Phenomenology
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo objetivou conhecer e compreender como foi constituída a percepção que os adolescentes têm da parentalidade recorrente na adolescência. Para compreender o significado desta experiência e a relação com seus projetos de vida utilizei-me do método qualitativo com enfoque na Fenomenologia Social. Foram realizadas 15 entrevistas com cinco pais e dez mães que haviam experienciado a parentalidade recorrente com as seguintes questões norteadoras: Como foi para você ser mãe/pai pela primeira vez? Como aconteceu o nascimento do outro filho? Como é ser mãe/pai mais de uma vez, ainda adolescente? O que você espera do futuro sendo mãe/pai tão jovem? Dos depoimentos emergiram cinco categorias concretas do vivido: Contextualizando a percepção sobre ser pai/mãe adolescente, que implicou na construção de duas subcategorias: sendo pai/mãe pela primeira vez e sendo pai/mãe mais de uma vez; Vivenciando perdas; Vivenciando ganhos, com duas subcategorias: sentindo-se amadurecidos /responsáveis e expressando satisfação com a parentalidade; Buscando segurança para o futuro e Experienciando situação ambivalente. O estudo permitiu compreender que a parentalidade adolescente recorrente é um fenômeno complexo, multifacetado, de inesgotável possibilidades perpceptivas, cujas diversas vivências são dependentes do contexto social que define os desejos, os projetos, as possibilidades e significações nas distintas classes sociais. Com este entendimento numa relação face a face, de intersubjetividade, respeitando a singularidade dos adolescentes, o enfermeiro tem uma situação de destaque no que se refere ao assistir/cuidar desta clientela, centrado na dimensão humana /existencial.
  • DOI: 10.11606/T.7.2006.tde-28112006-093553
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Data de criação/publicação: 2006-10-27
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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