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The Nova e Curiosa Relação (1764): slavery and enlightenment in Portugal during the Marquis of Pombal's governmental reforms; A Nova e Curiosa Relação (1764): escravidão e ilustração em Portugal durante as reformas pombalinas

Parron, Tâmis

Almanack Braziliense; n. 8 (2008); 92-107

Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros 2008-11-01

Acesso online

  • Título:
    The Nova e Curiosa Relação (1764): slavery and enlightenment in Portugal during the Marquis of Pombal's governmental reforms; A Nova e Curiosa Relação (1764): escravidão e ilustração em Portugal durante as reformas pombalinas
  • Autor: Parron, Tâmis
  • Assuntos: Escravidão; Iluminismo; Identidade Nacional; Slavery; Enlightenment; National Identity
  • É parte de: Almanack Braziliense; n. 8 (2008); 92-107
  • Descrição: This article offers an analysis of an pamphlet that was anonymously published in Portugal, in 1764, under the title Nova e Curiosa Relação de hum abuzo emendado, ou evidencias da razão; expostas a favor dos Homens Pretos em hum dialogo entre hum letrado, e hum Mineiro. This work, not much studied by historians so far, shows two different rhetorically conceived conceptions of black slavery. One of them sums up arguments that had circulated since the Conquest Era, e.g, the Curse of Ham, the sun influence over skin color and the title of just war. The other one dissaproves of such viewpoints as inacceptable and old-fashioned, suggesting new ways of understanding black bondage. Eventually the article tries to relate the Nova e Curiosa Relação to some of the Marquis of Pombal's policies that extended civil rights to non-European peoples, comparing the changing perceptions of black slavery both in the Portugues and British Empires, as well as their effects on the verge of the contitutional crisis of both political unities.
    O presente artigo analisa o panfleto anônimo lançado em Portugal no ano de 1764 com o título Nova e Curiosa Relação de hum abuzo emendado, ou evidencias da razão; expostas a favor dos Homens Pretos em hum dialogo entre hum letrado, e hum Mineiro. Pouco apreciada na historiografia, a obra encena retoricamente duas concepções intelectuais distintas da escravidão negra: enquanto uma sintetiza argumentos que circulavam desde o início da época das conquistas, como a maldição de Cam, a influência do sol sobre a cor de pele e o título da guerra justa, a outra qualifica tais visões de condenáveis e antiquadas, propondo novas maneiras de compreender o cativeiro negro. Ao final, o artigo procura entender a Nova e Curiosa Relação como diálogo cultural com medidas pombalinas que ampliavam a concessão dos direitos civis a povos não europeus e faz uma breve comparação das transformações por que passavam as concepções do cativeiro no império português com as que ocorriam no império britânico, realçando diferenças e semelhanças que atuariam poderosamente nas crises institucionais dos respectivos impérios.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/alb/article/view/11697/13468
  • Editor: Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros
  • Data de criação/publicação: 2008-11-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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