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Funções executivas, aspectos emocionais e a eficácia de um programa de treinamento técnico para profissionais de telemarketing

Carla Terezinha Palhavã Áquila Negrini da Silva; Cristiano de Jesus Andrade; Antonio de Pádua Serafim

Revista Sociedade Científica [S.l.] v. 7, n. 1, p. 595-613, fev. 2024

S.l. 2024

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (Periódico (AM= SAn/16) )(Acessar)

  • Título:
    Funções executivas, aspectos emocionais e a eficácia de um programa de treinamento técnico para profissionais de telemarketing
  • Autor: Carla Terezinha Palhavã
  • Áquila Negrini da Silva; Cristiano de Jesus Andrade; Antonio de Pádua Serafim
  • Assuntos: FUNÇÃO EXECUTIVA; ATENÇÃO; MEMÓRIA OPERACIONAL; APRENDIZAGEM
  • É parte de: Revista Sociedade Científica [S.l.] v. 7, n. 1, p. 595-613, fev. 2024
  • Notas: Disponível em: https://doi.org/10.61411/rsc202432017. Acesso em: 15 mar. 2023
  • Descrição: Objetivando analisar a associação entre as Funções Executivas (FE), aspectos emocionais e a Eficácia de um Programa de Treinamento Técnico para Adultos, adotou-se como método a pesquisa quantitativa descritiva, com recorte transversal. Participaram 92 operadores de telemarketing, do tipo receptivo e ativo de vendas, recém-admitidos por uma empresa situada em São Paulo/SP. 54 são do sexo feminino e 38 do sexo masculino, com idade entre 19 e 58 anos. Foram avaliados por testes psicológicos validados, visando compreender características da personalidade e cognitivas, além de, participarem do Programa de Treinamento de Produto. Foram testados em dois momentos, antes e depois da realização do treinamento. Como resultados, os aspectos da personalidade revelaram escores, dentro do esperado, para a população brasileira. Destacando escores baixos no fator Neuroticismo, onde se evidencia que a maioria dos sujeitos, tendem a serem mais emocionalmente estáveis e calmos, impactando menos em processos cognitivos. Na comparação pós-treino, o grupo apresentou elevação de 12% no desempenho do planejamento e 44,2% em relação à memória. Em todos os testes, em que foram avaliadas as Funções Executivas (FE) após a realização do treinamento, o desempenho foi maior e significativo, em relação à primeira aplicação. Assim, infere-se que a expressão de fatores de personalidade mais estáveis e treinos estruturados e controlados, colaboram para o melhor desempenho cognitivo
  • Editor: S.l.
  • Data de criação/publicação: 2024
  • Formato: p. 595-613 on-line.
  • Idioma: Português

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