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A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015

Flávia Carvalho Malta de Mello Jorge Luiz da Silva; Wanderlei Abadio de Oliveira; Rogério Ruscitto do Prado; Deborah Carvalho Malta; Marta Angélica Iossi Silva

Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro v. 22, n. 9, p. 2939-2948, 2017

Rio de Janeiro 2017

Localização: EERP - Esc. Enfermagem Ribeirão Preto    (pcd 2891435 Estantes Deslizantes )(Acessar)

  • Título:
    A prática de bullying entre escolares brasileiros e fatores associados, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar 2015
  • Autor: Flávia Carvalho Malta de Mello
  • Jorge Luiz da Silva; Wanderlei Abadio de Oliveira; Rogério Ruscitto do Prado; Deborah Carvalho Malta; Marta Angélica Iossi Silva
  • Assuntos: BULLYING; SAÚDE ESCOLAR; SAÚDE MENTAL; COMPORTAMENTO DE RISCO; Adolescentes; Praticar Bullying; Violência; Álcool; Tabaco; Adolescents; Practice Bullying; Violence; Alcohol; Tobacco
  • É parte de: Ciência & Saúde Coletiva Rio de Janeiro v. 22, n. 9, p. 2939-2948, 2017
  • Descrição: O estudo objetivou verificar associações entre a prática de bullying com variáveis sociodemográficas, de saúde mental e de comportamentos de risco em escolares. O inquérito, de corte transversal analisa dados da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2015). Foi realizada análise de regressão logística múltipla para verificar fatores associados a prática de bullying. O auto relato de praticar bullying foi referido por 19,8% (IC95% 19,5-20,0) dos estudantes. A prática foi mais frequente entre os que estudam na escola privada, cujas mães tem maior escolaridade, moram com os pais, os que trabalham. Entre as características da saúde mental foi mais frequente a prática de bullying entre os que relatam solidão, insônia e não ter amigos. Dentre as características da família, os que relatam apanhar de familiares e os que faltam as aulas sem comunicar a família praticam mais bullying. A prática de bullying foi mais frequente em quem relata uso de tabaco, álcool, experimentar drogas e em escolares que relatam ter tido relação sexual. Neste cenário, os dados indicam que a prática do bullying é aspecto relevante que interfere no processo ensino-aprendizagem e na saúde dos escolares. Tornando-se necessário enfrentar no contexto da intersetorialidade e do protagonismo juvenil
  • Editor: Rio de Janeiro
  • Data de criação/publicação: 2017
  • Formato: p. 2939-2948.
  • Idioma: Português

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