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Formação e Trabalho do Profissional da Informação na Contemporaneidade: subsídios para o ensino de graduação.

Silva, Adaci Aparecida Oliveira Rosa Da

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes 2018-06-20

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Formação e Trabalho do Profissional da Informação na Contemporaneidade: subsídios para o ensino de graduação.
  • Autor: Silva, Adaci Aparecida Oliveira Rosa Da
  • Orientador: Fujino, Asa
  • Assuntos: Ciência Da Informação; Ensino; Formação; Trabalho; Academic Formation; Education; Information Science; Work
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Notas Locais: Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação
  • Descrição: No contexto das atuais mudanças no mundo do trabalho associadas aos movimentos socioeconômicos da sociedade informacional, esta tese teve por objeto de estudo a problematização da formação e atuação dos profissionais da informação, em especial, bibliotecários, arquivistas e museólogos, no Brasil. A partir da hipótese de que há divergências na sociedade e na comunidade científica nas interpretações do que é o trabalho do profissional da informação, que repercutem na formação acadêmica, e dispersão quanto aos caminhos que a categoria profissional deve tomar, mediante o estabelecimento da \"sociedade da informação\", este estudo se propôs a responder a seguinte questão: a pesquisa brasileira sobre formação do profissional da informação aponta caminhos para o ensino de graduação neste novo contexto? Assim, apresenta um panorama quali-quantitativo sobre a produção científica brasileira sobre Formação do Profissional da Informação, abrangendo o período de 2007 a 2016. A metodologia adotada é exploratória e documental, de caráter quali-quantitativo envolvendo: levantamento, seleção e revisão bibliográfica sobre o tema formação e trabalho. Sustenta-se na literatura da área, na produção acadêmica da pós-graduação desenvolvidas nos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação [mestrados e doutorados]; nos artigos científicos publicados nos Anais do ENANCIB, e artigos de periódicos na base BRAPCI. A investigação contemplou pesquisas sob o enfoque da formação e trabalho, desenvolvimento e perspectivas do campo da educação na área da Informação. A análise dos dados foi executada a partir dos métodos bibliométricos e análise de conteúdo. Os resultados demonstram que esses profissionais têm reconhecimento na sociedade, mas ainda estão associados aos lugares tradicionais de acervos físicos, para o senso comum; são valorizados nas áreas de ensino, pesquisa e inovação, de modo que podemos afirmar que essas profissões deixaram de atuar na função \"meio\", para se tornarem \"profissões fim\"; há evidências sobre a necessidade de mudanças quanto aos conteúdos curriculares, mas percebe-se divergências, que alcançam o escopo da profissão e sua identidade. Como sugestões para subsidiar as discussões, a fim de realinhar a formação na Graduação, deve-se considerar empreender esforços para superar o impasse na implementação do estágio curricular, que tem enfrentado tensões entre seus objetivos acadêmicos e a limitação imposta pelas associações e conselhos de classe, que, ao exigirem profissionais credenciados nos respectivos conselhos para orientação do aluno na instituição concedente de estágio, acabam por limitar a exploração de novos espaços profissionais pelos futuros graduados; urge incentivar a aproximação entre entidades de classe, pesquisadores e profissionais da área para o desenvolvimento de projetos compartilhados a formação qualificada.
  • DOI: 10.11606/T.27.2018.tde-03102018-151752
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes
  • Data de criação/publicação: 2018-06-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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