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Interferência e falhas de governo uma abordagem do pensamento da escola Austríaca e da escola da escolha pública

Gabriel Tiago Schuhli Fábio Barbieri

2011

Localização: FEARP - Fac. Econ. Adm. Cont. de R. Preto    (Schuhli, Gabriel Tiago )(Acessar)

  • Título:
    Interferência e falhas de governo uma abordagem do pensamento da escola Austríaca e da escola da escolha pública
  • Autor: Gabriel Tiago Schuhli
  • Fábio Barbieri
  • Assuntos: GOVERNO E CONSTITUCIONALIDADE; ESCOLA AUSTRÍACA DE ECONOMISTAS
  • Notas: Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de Ciências Econômicas apresentado ao Departamento de Economia da Faculdade da FEARP-USP
  • Descrição: A ciência econômica neoclássica sempre procura explicar como os problemas do mercado podem ser sanados com a ajuda de ferramentas que estão a mão das autoridades públicas. No entanto, nem sempre consideram incluir em suas analises se tais anormalidades tem realmente origem na livre concorrência ou se a fonte delas estaria no fato de que a intervenção da “mão visível do governo” vem a obstruir a possibilidade da economia de fazer ajustes por si mesma. Abordando um outro ponto de vista do pensamento econômico, abordamos nesse trabalho as teorias dos economistas da Escola Austríaca e da Escolha Pública que incluem densamente em seus trabalhos o estudo e a consequências do funcionamento e das intervenções feitas pelo Estado. Para melhor descrever essas linhas de pensamento abordaremos nesse trabalho primeiramente a visão neoclássica de falhas de mercado e sobre a necessidade da presença de governo em diversas atividades. Então descreveremos a Teoria da Captura Regulatória, que explica a que influência de grupos organizados interfere nas decisões das autoridades governamentais. Após isso esse trabalho explicará o pensamento da Escola da Escolha Pública e a sua visão de que o governo não busca maximizar o bem estar da sociedade, mas que antes disso os agentes públicos procuram maximizar o próprio bem estar. Visto isso veremos como o conceito de “ineficiência de mercado” é influenciado por uma visão hipotética ideal de alocação ótima. Em seguida entraremos nas ideias da Escola Austríaca, o aprendizado dos agentes que se dá por meio do processo de mercado, a visão de Mises sobre a intervenção estatal e suas consequências sobre o funcionamento da economia e a dinâmica do Sistema Intervencionista
  • Data de criação/publicação: 2011
  • Formato: 1 CD-ROM.
  • Idioma: Português

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