skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O museu vai à praia análise de uma ação educativa à luz da alfabetização científica

Eliane Mingues Martha Marandino

2014

Localização: FE - Faculdade de Educação    (371.309 M664m )(Acessar)

  • Título:
    O museu vai à praia análise de uma ação educativa à luz da alfabetização científica
  • Autor: Eliane Mingues
  • Martha Marandino
  • Assuntos: AÇÃO EDUCATIVA-CULTURAL; EDUCAÇÃO EM MUSEUS; ASTRONOMIA (ENSINO); ALFABETIZAÇÃO; Ação Educativa O Museu Vai À Praia; Alfabetização Científica; Dimensions And Indicators Of Scientific Literacy; Mast - Museu De Astronomia E Ciências Afins; Mast - Museu De Astronomia E Ciências Afins (Museum Of Astronomy And Science); Project The Museum Goes To The Beach; Scientific Literacy
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Esta investigação caracteriza-se por ser estudo qualitativo que buscou compreender quais as características e as evidências da alfabetização científica presentes na ação educativa O Museu Vai à Praia, iniciativa desenvolvida pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) que leva atividades do museu para a praia durante o verão. Os dados deste estudo foram coletados durante o mês de março de 2013, no Rio de Janeiro e em três praias diferentes da cidade de Niterói, contemplando, além de entrevistas com os conceptores da ação educativa e com o público espontâneo, a observação da ação e a análise documental do projeto. A revisão da literatura referente à alfabetização científica e à educação em museus possibilitou o desenvolvimento de uma ferramenta de análise composta de dimensões e seus respectivos indicadores, usados para análise de dois importantes aspectos do O Museu Vai à Praia: as intenções do programa nos anos 1980 e em 2013 e a experiência do púbico na sua quinta edição. Os resultados revelam que, apesar de o projeto não ter sido elaborado na perspectiva da Alfabetização Científica (AC), ela contempla todas as dimensões propostas: Científica, Interface Ciência e Sociedade, Institucional e Afetiva, além da maioria dos indicadores de cada uma das dimensões. Mesmo nem todos os indicadores estando explicitados, consideramos que a presença reiterada de todas as dimensões denota que, desde sua origem, os objetivos da ação O Museu Vai à Praia dialogam com as finalidades da
    alfabetização científica. A ausência de alguns dos indicadores foi problematizada, assim como foram discutidas as mudanças nas ênfases de algumas dimensões ocorridas entre os anos 1980 e 2013, com a finalidade de promover uma análise crítica e uma reflexão sobre o papel da ação O Museu Vai à Praia na perspectiva da AC. Ao se defender que a AC é um processo que ocorre ao longo da vida, avaliamos que as ações educativas desenvolvidas pelos museus de ciências possuem grande potencial para sua promoção e que tais ações, se planejadas com base nas dimensões e nos indicadores propostos, podem se mostrar como um recurso fundamental para a maior compreensão da ciência e de sua relação com a sociedade
  • Data de criação/publicação: 2014
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.