skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

A Psicologia educacional e escolar em São Paulo a construção de um novo homem

Fernão Ciampa

São Paulo Distribruição Conselho Regional de Psicologia-SP 2009

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (DVD-179 )(Acessar)

  • Título:
    A Psicologia educacional e escolar em São Paulo a construção de um novo homem
  • Autor: Fernão Ciampa
  • Assuntos: HISTÓRIA DA PSICOLOGIA; PSICOLOGIA ESCOLAR
  • Notas Locais: Acervo
  • Descrição: Foi a partir das demandas da educação que a psicologia se desenvolveu e foi na Psicologia que a Educação fundamentou suas atividades. As escolas foram organizadas e reorganizadas em toda a sua estrutura ao longo deste processo, sempre refletindo as concepções vigentes em cada época. Das primeiras carteiras escolares, fixas no chão, com um único professor à frente em um tablado, para o formato escolar atual, com educação inclusiva, computador, ha uma longa e complexa história. Os primeiros professores concebiam que as dificuldades de aprendizagem eram só do aluno, portanto, a escola e a sociedade eram isentas de culpa. Depois, o aluno deixou de ser o problema e a responsabilidade recaiu na escola. Até que professor e escola passaram a ser vistos como parte de um todo, a sociedade, esta sim, a principal responsável pelo não aprendizado dos alunos. Pode-se concluir, portanto, que a Psicologia Educacional/Escolar se desenvolveu a partir do Brasil colonial, considerados o contexto histórico e social das concepções de cada época
  • Títulos relacionados: Série:História e Memória da Psicologia em SP
  • Editor: São Paulo Distribruição Conselho Regional de Psicologia-SP
  • Data de criação/publicação: 2009
  • Formato: 1 DVD (46 min) son., color., NTSC.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.