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O efeito da interferência contextual: manipulação de programas motores e parâmetros em tarefas seriadas de posicionamento; Contextual interference effect: manipulation of generalized motor programs and parameters in serial positioning tasks

Silva, Alexandro Barbosa Da; Lage, Guilherme Menezes; Gonçalves, Wesley Rodrigo; Ugrinowitsch, Hebert; Benda, Rodolfo Novellino

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 3 (2006); 185-194

Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte 2006-09-01

Acesso online

  • Título:
    O efeito da interferência contextual: manipulação de programas motores e parâmetros em tarefas seriadas de posicionamento; Contextual interference effect: manipulation of generalized motor programs and parameters in serial positioning tasks
  • Autor: Silva, Alexandro Barbosa Da; Lage, Guilherme Menezes; Gonçalves, Wesley Rodrigo; Ugrinowitsch, Hebert; Benda, Rodolfo Novellino
  • Assuntos: Efeito Da Interferência Contextual; Programa Motor Generalizado; Parâmetros; Aprendizagem Motora; Contextual Interference Effect; Generalized Motor Program; Parameters; Motor Learning
  • É parte de: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte; v. 20 n. 3 (2006); 185-194
  • Descrição: Contextual interference effect (CIE) is only observed when the task variations require different generalized motor programs (GMPs) (Magill & Hall, 1990). However, some studies found inconsistent results when verifying this hypothesis. The present study compared the performance of random and blocked groups that varied GMPs or parameters in a novel task that required both a new structure of movement and parameter value. Forty eight participants were randomly assigned to one of four groups: random GMP, random parameters, blocked GMP, and blocked parameters. The subject's task was transporting three tennis balls among six containers in the same box. The participants of GMP groups performed three different movement sequences in one target time (2,700 ms) during the acquisition phase. The subjects of parameters groups performed one movement sequence in three different target times (2,500 ms, 2,700 and 2,900 ms). Three and 10 minutes after the acquisition were applied the transfer and retention of transfer tests that required a new sequence and target time (2,300 ms). The test analysis indicated a lower level of absolute error for the random parameters group compared to the other ones. The results did not support Magill & Hall's hypothesis. The randomly parameter variations raised the best adaptation in a new context. A possible explanation is that type of practice manipulation created an optimal interference level in the learning of a novel task.
    O efeito da interferência contextual (EIC) é somente observado quando as variações das tarefas requerem diferentes programas motores generalizados (PMGs) (Magill & Hall, 1990). Entretanto, alguns estudos encontraram resultados inconsistentes quando verificaram essa hipótese. O presente estudo comparou o desempenho de grupos de prática aleatória e em blocos que variaram PMGs ou parâmetros em uma nova tarefa que exigiu a adaptação a uma nova estrutura do movimento e a um novo valor de parâmetro. Quarenta e oito participantes foram designados aleatoriamente para um dos quatro grupos de prática: aleatório PMG, aleatório parâmetros, em blocos PMG e em blocos parâmetros. A tarefa praticada pelos sujeitos consistiu em transportar três bolas de tênis entre seis recipientes em uma caixa. Os participantes dos grupos PMGs praticaram três diferentes seqüências de movimentos em somente um tempo alvo (2.700 ms) durante a fase de aquisição. Os sujeitos dos grupos parâmetros praticaram uma seqüência de movimentos em três diferentes tempos alvos (2.500 ms; 2.700 ms; 2.900 ms). Nos testes de transferência e retenção da transferência foram requeridos uma nova seqüência e tempo alvo (2.300 ms). A análise dos testes indicou um menor nível de erro absoluto para o grupo aleatório parâmetros comparado aos demais grupos. Este resultado não suporta a hipótese de Magill e Hall (1990). A variação de parâmetros de forma aleatória levou a uma melhor adaptação em um novo contexto. Uma possível explicação é que este tipo de manipulação da prática criou um nível ótimo de interferência na aprendizagem de uma nova tarefa.
  • Títulos relacionados: https://www.revistas.usp.br/rbefe/article/view/16626/18339
  • Editor: Universidade de São Paulo. Escola de Educação Física e Esporte
  • Data de criação/publicação: 2006-09-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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