skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

O profissional da informação: uma análise baseada no modelo de múltiplos papéis de Ulrich

Vera L. Cançado ; Nilcéia Lage de Medeiros ; Ester Eliane Jeunon

Perspectivas em Ciência da Informação, 2008-08, Vol.13 (2), p.196-218 [Periódico revisado por pares]

Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação

Sem texto completo

Citações Citado por
  • Título:
    O profissional da informação: uma análise baseada no modelo de múltiplos papéis de Ulrich
  • Autor: Vera L. Cançado ; Nilcéia Lage de Medeiros ; Ester Eliane Jeunon
  • Assuntos: múltiplos papéis dos profissionais da informação ; múltiplos papéis dos profissionais de RH ; Profissionais da informação
  • É parte de: Perspectivas em Ciência da Informação, 2008-08, Vol.13 (2), p.196-218
  • Descrição: Discute-se neste artigo as funções dos profissionais da informação, utilizando o modelo dos múltiplos papéis de Recursos Humanos (RH). Nesse modelo, Ulrich (1998) argumenta que o profissional de RH, como parceiro empresarial, deve atuar em quatro papéis diferenciados: parceiro estratégico, especialista administrativo, defensor dos funcionários e agente de mudanças. Adotou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, levantando-se na literatura especializada as diversas funções e papéis propostos para o profissional da informação, comparando-os com o modelo de Ulrich (1998). A partir dessa comparação, e analisando a Classificação Brasileira de Ocupações - CBO (2002), concluiu-se que o modelo proposto pode ser aplicado na análise das atuais funções demandadas ao profissional da informação. As metáforas adaptadas para os múltiplos papéis dos profissionais da informação são: parceiro estratégico, especialista informacional, diagnosticador das necessidades informacionais e agente de mudanças. Os profissionais da informação são parceiros empresariais que diagnosticam as necessidades da organização em termos de competências informacionais, alinhando as práticas das unidades de informação às estratégias empresariais, e contribuindo para agregar valor ao negócio das organizações.
  • Editor: Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.