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Análise numérica do carregamento de uma hélice em um modelo aerodinâmico

Brandt, João Henrique Piola

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos 2000-03-20

Acesso online

  • Título:
    Análise numérica do carregamento de uma hélice em um modelo aerodinâmico
  • Autor: Brandt, João Henrique Piola
  • Orientador: Maunsell, Michael George
  • Assuntos: Aerodinâmica; Métodos De Painéis; Mecânica Dos Fluidos; Hélices; Aeronáutica; Fluid Mechanics; Aeronautics; Aerodynamics; Panel Methods; Propellers
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Devido a crescente necessidade da indústria aeronáutica de lançar novos modelos ou fazer melhorias em seus projetos, e a utilização mais freqüente da informática como ferramenta de trabalho nos departamentos de projetos e na integração com a produção, tem-se realizada a modificação dos softwares existentes com o intuito de atualizá-los ou torná-los mais abrangentes nos estudos de casos aeronáuticos, quando possível e viável, auxiliando com isto a diminuição de custos e a maximização da fase projeto/produção. Com esta finalidade, fez-se uma melhoria em um programa de métodos de painéis preexistente, utilizado para se fazer uma análise inicial de um projeto aeronáutico na indústria e, no caso de centros de ensinos e universidades, para a demonstração e aprendizagem de ferramentas de projetos, onde o carregamento axial da hélice foi acrescido de novos modelos. Para isso utilizou-se tanto carregamentos teóricos ou hipotéticos, através de curvas matemáticas conhecidas ou curvas polinomiais quaisquer, quanto carregamentos reais, obtidos de experimentações de diferentes hélices em testes de bancadas. Especificamente utilizou-se um modelo aeronáutico composto por um conjunto asa/fuselagem, com a hélice na posição \"pusher\", onde é mostrada a influência dos vários modelos de carregamento da hélice sobre o carregamento no perfil da asa.
  • DOI: 10.11606/D.18.2018.tde-11072018-094905
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola de Engenharia de São Carlos
  • Data de criação/publicação: 2000-03-20
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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