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Investigação do perfil audiológico de músicos

R. B. Amorim K. T. P Santos; A. D. P Melo; Andréa Cintra Lopes; Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª Deborah Viviane Ferrari" (14. 2007 Bauru)

Anais Bauru : FOB-USP, 2007

Bauru FOB-USP 2007

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  • Título:
    Investigação do perfil audiológico de músicos
  • Autor: R. B. Amorim
  • K. T. P Santos; A. D. P Melo; Andréa Cintra Lopes; Jornada Fonoaudiológica "Profª. Dr.ª Deborah Viviane Ferrari" (14. 2007 Bauru)
  • Assuntos: PERFIL DE SAÚDE; AUDIOMETRIA; AUDIOLOGIA; TESTES AUDIOLÓGICOS; MÚSICOS
  • É parte de: Anais Bauru : FOB-USP, 2007
  • Notas: Em CD-ROM;MPC 224
  • Descrição: O ruído excessivo associado ao tempo de exposição e a intensidade a que um indivíduo está exposto estão diretamente relacionados com a perda auditiva. Estudos apontam a presença de alterações auditivas na ausência de queixa, e que não são, comumente detectadas na bateria de testes audiológicos convencionais, então o uso de bateria de testes de forma a identificar uma alteração auditiva precocemente é importante. A literatura aponta o uso da Audiometria Tonal de Altas Freqüências e o registro das Emissões Otoacústicas para tal diagnóstico, uma vez que a lesão inicia-se nas altas freqüências e nas células ciliadas externas. O objetivo deste estudo foi analisar a acuidade auditiva de músicos. Foram investigados 20 participantes de ambos os gêneros. Foram realizadas medições dos níveis de ruído nos locais de trabalho, os participantes foram submetidos à entrevista específica contendo dados de identificação, antecedentes familiares, indicadores de risco para Deficiência Auditiva, saúde geral e auditiva, ambiente ocupacional, entre outros, inspeção clínica do meato auditivo externo, Imitanciometria, Audiometria Tonal liminar convencional (AT-AC), Logoaudiometria, Audiometria tonal de freqüências ultra-altas (AT-AF) e Emissões Otoacústicas Evocadas transiente e por produto de distorção (EOAT e EOADP respectivamente). Todos os locais de trabalho apresentaram níveis de ruído superior a 85 dBNPS. Na entrevista específica obteve-se dados que excluíram indicadores de
    risco para a perda auditiva em 100% dos participantes. Na imitanciometria, 100% dos participantes apresentaram curva timpanométrica tipo A bilateralmente, indicando que a orelha média não iria interferir nos resultados obtidos. Os resultados da AT-AC foram classificados de acordo Fiorini (1994), sendo que 13 participantes (65%) apresentaram audiometria classificada como normal, 4 participantes (20%) como sugestivo de PAIR, 2 participantes (10%) como normal com entalhe e 1 participante (5%) como outros. Resultados da Logoaudiometria compatíveis com resultados da AT-AC em 100% dos participantes. Na AT-AF foram obtidas as seguintes médias: 9KHz: 8,35dBNA, 10KHz: 6,65dBNA, 11,2KHz: 5,65dBNA, 12,5KHz: 6,05dBNA, 14KHz: 6,05dBNA e 16KHz: 3,8dBNA. No registro das EOAT e EOADP foram encontrados resultados sugestivos de lesões de células ciliadas externas em 50% dos participantes. Diante dos dados obtidos, conclui-se que a exposição que estes músicos estão tendo, não está ocasionando queixas de dificuldade auditiva e também não está ocasionando traçados sugestivos de PAIR tanto na AT-AC como na AT-AF na maioria dos participantes, no entanto, no registro das emissões otoacústicas observou-se ausência de emissões e amplitudes reduzidas em grande parte dos participantes, o que vai ao encontro da literatura, sugerindo que este é um teste que pode identificar alterações nas respostas das emissões antes de ser constatada uma perda auditiva na audiometria
  • Editor: Bauru FOB-USP
  • Data de criação/publicação: 2007
  • Formato: p. 66.
  • Idioma: Português

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