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Proposições da OCDE e sua materialização na política educacional brasileira

Pereira, Rodrigo da Silva

Roteiro (Joaçaba), 2019-12, Vol.44 (3), p.1-24 [Periódico revisado por pares]

Universidade do Oeste de Santa Catarina

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Citações Citado por
  • Título:
    Proposições da OCDE e sua materialização na política educacional brasileira
  • Autor: Pereira, Rodrigo da Silva
  • Assuntos: Avaliação Externa ; Educação Básica ; Gestão Educacional ; OCDE ; Política Educacional
  • É parte de: Roteiro (Joaçaba), 2019-12, Vol.44 (3), p.1-24
  • Descrição: Este artigo tem como objetivo apresentar as proposições da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), com base nos resultados Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), para a política educacional brasileira e como parte delas se materializam, sobretudo, nas dimensões da gestão e avaliação do sistema educacional. Para tanto, analisou-se documentos produzidos pela Organização que fazem recomendações à Educação Básica pública brasileira, tendo como referência o período de 2000 a 2015. No contexto nacional, estudou-se documentos do Governo Federal – Plano de Desenvolvimento da Educação (2007); Decreto n. 6.094/2007; Plano Nacional de Educação (2014-2024) – evidenciando-se as articulações entre as duas esferas, Estado e OCDE. Assinala-se o aprofundamento das relações políticas e educacionais entre Brasil e OCDE que resultam na materialização das proposições daquele Organismo nas políticas nacionais para Educação Básica. Conclui-se que esse processo vem redefinindo os pressupostos da gestão democrática e intensificando as avaliações externas como mecanismo de controle e incentivo a um tipo de qualidade educacional que atenda aos interesses do capital.
  • Editor: Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Idioma: Inglês;Espanhol

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