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Intervencao educacional sobre enteroparasitoses: um estudo quase experimental

Rodrigues Bragagnollo, Gabriela ; Gil de Toledo Godoy, Pâmela Caroline ; Simões dos Santos, Tâmyssa ; dos Santos Ribeiro, Vanessa ; Paiva Morero, Juceli Andrade ; Rossetti Ferreira, Beatriz

Cuidarte, 2018-01, Vol.9 (1), p.2030-2044 [Periódico revisado por pares]

Universidad de Santander-UDES

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  • Título:
    Intervencao educacional sobre enteroparasitoses: um estudo quase experimental
  • Autor: Rodrigues Bragagnollo, Gabriela ; Gil de Toledo Godoy, Pâmela Caroline ; Simões dos Santos, Tâmyssa ; dos Santos Ribeiro, Vanessa ; Paiva Morero, Juceli Andrade ; Rossetti Ferreira, Beatriz
  • Assuntos: Ascaris Lumbricoides ; Educação em Saúde ; NURSING ; Promoção da Saúde ; Saúde Escolar
  • É parte de: Cuidarte, 2018-01, Vol.9 (1), p.2030-2044
  • Descrição: Introdução: As enteroparasitoses vêm ocasionando sérios problemas de saúde pública no mundo, sobretudo nos países em desenvolvimento. Mesmo com a população em geral relatando que tem conhecimento sobre as parasitoses intestinais, estudos apontam que não sabem identificar as verminoses. Objetivo: Elaborar, implementar e avaliar um programa educativo sobre parasitoses intestinais em uma escola pública de Ribeirão Preto--SP. Materiais e Métodos: Estudo quase experimental, não randomizado realizado com 56 alunos do 1 a 4 ano do ensino fundamental. Para avaliar o conhecimento dos alunos antes e após intervenção educativa, foi aplicado um questionário semiestruturado (Pré e Pós-teste). Resultados: Houve mudanças nas respostas dos alunos em relação hábitos de higiene, especialmente nas questões sobre como os vermes se alimentam (p = 0,008); o que não fazer para não se contaminar com vermes (p = 0,05); qual o formato dos vermes quando é ingerido (p = 0,001); quais órgãos os vermes atravessam (p = 0,001). Assim, ficou evidente que este tipo de atividade educativa foi eficiente para auxiliar na aprendizagem de alunos do ensino fundamental. Discussão: Após a atividade educativa sem notou um crescimento nos acertos para a maioria das questões, contudo ainda houve dificuldades de compreensão sobre os sintomas, o ciclo e quais organismos são vermes. Conclusões: Espera-se que este trabalho incentive profissionais da saúde e da educação a incluir práticas educativas sobre saúde no contexto escolar.
  • Editor: Universidad de Santander-UDES
  • Idioma: Português;Inglês

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