skip to main content

Representações de professores sobre o desempenho escolar um estudo na cidade de Porto Velho-RO

Lúcia de Fátima Lopes Siqueira Maria Regina Maluf

2000

Localização: IP - Instituto de Psicologia    (T LB1062.6 S618r e.2 )(Acessar)

  • Título:
    Representações de professores sobre o desempenho escolar um estudo na cidade de Porto Velho-RO
  • Autor: Lúcia de Fátima Lopes Siqueira
  • Maria Regina Maluf
  • Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; FORMAÇÃO DE PROFESSORES
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: O presente estudo teve por objetivo conhecer as representações dos professores sobre o desempenho escolar. Participaram, respondendo a um questionário, 139 professores da primeira série do ensino fundamental das 53 escolas estaduais da zona urbana de Porto Velho - RO. Adotamos o procedimento de análise qualitativa do conteúdo semântico das respostas, para identificar os núcleos temáticos comuns e agrupá-los em categorias e sub-categorias. Os resultados mostram que os professores participantes deste estudo possuem formação de nível médio, têm experiências com classes de primeira série e freqüentam cursos de capacitação em serviço. Predominantemente, atribuíram, como causas do "fracasso escolar", os mecanismos extra-curriculares, em especial, culpabilizam a família pelo desempenho escolar e isentam a escola de responsabilidades. Nas representações dos professores, identificamos um aparente alheamento, quanto aos índices oficiais de aprovação, reprovação e abandono escolares. A explicitação da pista para superação do fracasso escolar não foi relevante nas representações encontradas. Nossos resultados apontam para a necessidade de estudos, na direção dos cursos de formação docente e dos programas de formação continuada, que incluam a discussão do fracasso escolar com base em múltiplas perspectivas
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 117 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.