skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Acervo Físico
Or hit Enter to replace search target
Or select another collection:
Search in:
Acervo Físico
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Representações de professores sobre o desempenho escolar um estudo na cidade de Porto Velho-RO
Lúcia de Fátima Lopes Siqueira Maria Regina Maluf
2000
Localização:
IP - Instituto de Psicologia
(T LB1062.6 S618r e.2 )
(Acessar)
This feature requires javascript
Localização & Reservas
Detalhes
Resenhas & Tags
Solicitações
Mais Opções
Prateleira Virtual
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Representações de professores sobre o desempenho escolar um estudo na cidade de Porto Velho-RO
Autor:
Lúcia de Fátima Lopes Siqueira
Maria Regina Maluf
Assuntos:
ENSINO E APRENDIZAGEM
;
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Notas:
Dissertação (Mestrado)
Descrição:
O presente estudo teve por objetivo conhecer as representações dos professores sobre o desempenho escolar. Participaram, respondendo a um questionário, 139 professores da primeira série do ensino fundamental das 53 escolas estaduais da zona urbana de Porto Velho - RO. Adotamos o procedimento de análise qualitativa do conteúdo semântico das respostas, para identificar os núcleos temáticos comuns e agrupá-los em categorias e sub-categorias. Os resultados mostram que os professores participantes deste estudo possuem formação de nível médio, têm experiências com classes de primeira série e freqüentam cursos de capacitação em serviço. Predominantemente, atribuíram, como causas do "fracasso escolar", os mecanismos extra-curriculares, em especial, culpabilizam a família pelo desempenho escolar e isentam a escola de responsabilidades. Nas representações dos professores, identificamos um aparente alheamento, quanto aos índices oficiais de aprovação, reprovação e abandono escolares. A explicitação da pista para superação do fracasso escolar não foi relevante nas representações encontradas. Nossos resultados apontam para a necessidade de estudos, na direção dos cursos de formação docente e dos programas de formação continuada, que incluam a discussão do fracasso escolar com base em múltiplas perspectivas
Data de criação/publicação:
2000
Formato:
117 p.
Idioma:
Português
Links
Este item no Dedalus
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
Anterior
Resultado
7
Avançar
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_FISICO)
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript