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Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II

Silva, Fernando Ribeiro Costa

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2018-11-23

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Para além do homogêneo: a representação imagética da região nordeste nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II
  • Autor: Silva, Fernando Ribeiro Costa
  • Orientador: Lemos, Amalia Ines Geraiges de
  • Assuntos: Ensino De Geografia; Ensino-Aprendizagem; Imagens; Representações; Nordeste; Região; Representation; Region; Northeast; Images; Geography Teaching; Teaching-Learning
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Notas Locais: Versão corrigida
  • Descrição: A presente dissertação visa analisar as imagens introdutórias dos capítulos da região Nordeste encontrados nos livros didáticos de Geografia do Ensino Fundamental II aprovados no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2017. A abordagem por região está presente em dez das onze obras aprovadas pelo programa. Desta forma, a região é uma referência para as aulas de Geografia do Ensino fundamental II. Para a construção das várias propostas sobre a região Nordeste foi feito um levantamento histórico-geográfico desta temática. A partir destas coleções elementares do sistema educacional, a fundamentação teórica da análise das imagens teve como base os conceitos da semiótica, como: dominante, estranhamento, contextualização e quadrado semiótico. Sendo os principais autores Lucrécia D´Aléssio Ferrara e Antonio Pietroforte. O estudo das imagens constatou a presença de uma permanência da ruralidade do espaço nordestino com fraca relação das redes e expansão do sistema econômico com outras escalas geográficas maiores que a expressão local. Esta permanência de fracas relações econômicas, ausente de choques culturais, dificulta a interpretação do Nordeste como um espaço repleto de contradições, problemas sociais contemporâneos e sua função na divisão territorial do trabalho. Assim, pretende-se colaborar para a necessidade de abordagem mais plural das imagens desta região, já que funcionam como paisagens para a fruição dos alunos deste segmento.
  • DOI: 10.11606/D.8.2019.tde-21052019-115104
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2018-11-23
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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