skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Números reais no ensino fundamental: alguns obstáculos epistemológicos

Costa, Letícia Vieira Oliveira

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação 2009-05-04

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Números reais no ensino fundamental: alguns obstáculos epistemológicos
  • Autor: Costa, Letícia Vieira Oliveira
  • Orientador: Bonomi, Maria Cristina
  • Assuntos: Números Reais; Ensino - Aprendizagem De Matemática; Epistemologia; Obstáculo Epistemológico; Obstáculo; Obstacle; Education - Learning In Mathematics; Epistemology; Epistemological Obstacle; Real Numbers
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: Resultados em avaliações nacionais como Prova Brasil e Saeb dão indícios de que o ensino/aprendizagem de Matemática na Escola Básica tem sido deficiente. Na tentativa de entender como o aluno aprende para que o ensino ocorra de forma adequada a esse modo de construir o conhecimento, vários estudos têm sido realizados a respeito da Epistemologia do conhecimento. A Epistemologia de Gaston Bachelard afirma que a construção do conhecimento se dá com um movimento de ruptura frente ao conhecimento previamente estabelecido, com uma resistência à racionalização desse conhecimento denominado obstáculo epistemológico. O didata francês Brousseau traz a idéia de obstáculo epistemológico em Matemática como um obstáculo ligado à resistência de um saber mal adaptado e o vê como um meio de interpretar determinados dos erros recorrentes e não aleatórios cometidos pelos estudantes quando lhes são ensinados alguns conceitos matemáticos. A presente pesquisa teve por objetivo identificar obstáculos epistemológicos no ensino/aprendizagem de números reais por meio de questionários aplicados a alunos de 4ª série (ou 5º ano) a 8ª série (ou 9º ano) do Ensino Fundamental.
  • DOI: 10.11606/D.48.2009.tde-30082010-085854
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação
  • Data de criação/publicação: 2009-05-04
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.