skip to main content
Primo Search
Search in: Busca Geral

Ensino de ciências o que pensam os professores polivalentes

Cecília Yoshida Freire Silvia Luzia Frateschi Trivelato

2000

Localização: FE - Faculdade de Educação    (T 371.12 F866e )(Acessar)

  • Título:
    Ensino de ciências o que pensam os professores polivalentes
  • Autor: Cecília Yoshida Freire
  • Silvia Luzia Frateschi Trivelato
  • Assuntos: CIÊNCIA (ESTUDO E ENSINO); FORMAÇÃO DE PROFESSORES; EDUCAÇÃO; ENSINO FUNDAMENTAL
  • Notas: Dissertação (Mestrado)
  • Descrição: A questão central da presente dissertação é a investigação das principais dificuldades apontadas pelos professores polivalentes como obstáculos para o desenvolvimento da disciplina Ciências nos primeiros anos do ensino fundamental. Nesse sentido, organizou-se uma coleta de dados junto a uma amostra de professores dos primeiros anos do ensino fundamental da Delagacia Regional de Educação - DREM/4 do município de São Paulo. Os dados obtidos foram organizados quantitativamente e, posteriormente, analisados, procurando identificar e relacionar as opinões emitidas pelos professores no que diz respeito à formação inicial e continuada, uso de materiais, uso de laborátório, currículo de Ciências e valorização do ensino de Ciências. A análise realizada aponta para a importância da formação do professor, tanto no período de formação inicial como na oferta de formação continuada. Dessa forma, consideramos urgente uma avaliação da situação dos cursos de formação, bem como um investimento em pesquisa para que o trabalho com Ciências nos primeiros anos do ensino fundamental aborde aspectos que colaborem para a formação do cidadão
  • Data de criação/publicação: 2000
  • Formato: 142 p.
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.