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Tecnologia e trajetória de internacionalização precoce na indústria brasileira.

Francischini, Andresa Silva Neto

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica 2009-07-01

Acesso online. A biblioteca também possui exemplares impressos.

  • Título:
    Tecnologia e trajetória de internacionalização precoce na indústria brasileira.
  • Autor: Francischini, Andresa Silva Neto
  • Orientador: Garcia, Renato de Castro
  • Assuntos: Inovações Tecnológicas; Internacionalização De Empresas; Organização Industrial; Brazilian Companies; Industrial Organization; Internationalization Of Companies; Technological Innovations
  • Notas: Tese (Doutorado)
  • Descrição: Este estudo analisa o processo de internacionalização de empresas nacionais dedicadas à produção de bens de maior densidade tecnológica que apresentam diferentes motivações para a internacionalização além das vantagens comerciais. No Brasil, desde a década de 70, as empresas passaram a desenvolver a dimensão comercial da internacionalização, através do aumento das exportações. A realização de investimentos diretos no exterior foi intensificada na década de 90, a partir da internacionalização da produção que teve como destino principal os países da América Latina. Em um cenário econômico marcado pela intensificação da concorrência, as empresas passaram a considerar a internacionalização como uma estratégia para a ampliação de suas vantagens competitivas e expansão de suas atividades. A pesquisa envolveu o estudo de três casos de empresas brasileiras que foram fundadas entre os anos de 80 e 90 e que se internacionalizaram precocemente, ou seja, em um período curto após a fundação e início das atividades. Elas reconhecem a tecnologia como elemento central para o crescimento e expansão de suas atividades e investem continuamente em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Isso contribui para o registro de patentes e desenvolvimento de produtos mundiais, que podem ser adaptados de acordo com as necessidades de seus clientes nacionais e internacionais. Essas empresas reconhecem na internacionalização das atividades não apenas a importância comercial, mas também um fator essencial para o desenvolvimento contínuo de suas capacidades de criação e aplicação de novas tecnologias. As subsidiárias no exterior também contribuem para o acompanhamento de tendências nos setores em que atuam, no estabelecimento de parcerias em pesquisas e na seleção de fornecedores. Conclui-se que a internacionalização precoce das empresas estudadas é resultante dos investimentos em tecnologia desde o início de suas atividades.
  • DOI: 10.11606/T.3.2009.tde-03092009-151452
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Escola Politécnica
  • Data de criação/publicação: 2009-07-01
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

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