Ensino e aprendizagem da termodinâmica: questões didáticas e contribuições da história da ciência
ABCD PBi
Ensino e aprendizagem da termodinâmica: questões didáticas e contribuições da história da ciência
Autor:
Silva, Djalma Nunes Da
Orientador:
Pacca, Jesuina Lopes de Almeida
Assuntos:
Concepções Em Carnot E Clausius
;
Ensino De Termodinâmica
;
Estruturantes Do Conhecimento Científico
;
Obstáculos Epistemológicos
;
Carnot And Clausius Conceptions
;
Epistemological Obstacles
;
Structuring Scientific Knowledge
;
Thermodynamics Teaching
Notas:
Tese (Doutorado)
Descrição:
Este trabalho trata da questão de aprendizagem presente frequentemente entre estudantes do ensino médio e de um curso de Licenciatura em física: a dificuldade em empregar corretamente concepções científicas em questões que se referem a fenômenos termodinâmicos, mesmo tendo já passado pelo ensino desse conteúdo na escola. A pesquisa considera a importância de estabelecer conexões entre áreas de conhecimento complementares e essenciais para promover um ensino consistente; o resgate das raízes filosóficas da termodinâmica, fazendo emergir as estruturas que permitem a elaboração de seu arcabouço teórico em diferentes períodos históricos constitui uma base da pesquisa. Esse resgate nas aulas de física proporcionaria as condições para a emergência das potencialidades criativas dos sujeitos envolvidos no processo de ensino/aprendizagem e poderiam talvez possibilitar aos estudantes fazer uso dos conceitos científicos quando necessário. A análise das pesquisas de Kuhn sobre a conservação da energia e do conceito de obstáculo epistemológico de Bachelard reforçou nossa crença na importância de revolver o passado da ciência na busca das estruturas que sustentam a produção científica de uma época. Essas estruturas orientam a análise do corpus da pesquisa constituído pelas respostas escritas dos estudantes, para questões de termodinâmica e pelas ideias encontradas nos originais de Carnot e Clausius; o levantamento dos estruturantes, bem como as contribuições de outras pesquisas didáticas, resultam em subsídios relevantes para o planejamento de boas situações de ensino. Assim espera-se poder reverter as percepções prévias inadequadas dos estudantes em outras percepções mais amplas apoiadas nos princípios organizadores do conhecimento.
DOI:
10.11606/T.81.2013.tde-16052013-123501
Editor:
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Ensino de Ciências (Física, Química e Biologia)
Data de criação/publicação:
2013-04-05
Formato:
Adobe PDF
Idioma:
Português
Disponível na Biblioteca:
FE - Faculdade de Educação (375.21 S586e )
IF - Instituto de Física (536.7 S586e D Ex.2 )