skip to main content
Visitante
Meu Espaço
Minha Conta
Sair
Identificação
This feature requires javascript
Tags
Revistas Eletrônicas (eJournals)
Livros Eletrônicos (eBooks)
Bases de Dados
Bibliotecas USP
Ajuda
Ajuda
Idioma:
Inglês
Espanhol
Português
This feature required javascript
This feature requires javascript
Primo Search
Busca Geral
Busca Geral
Acervo Físico
Acervo Físico
Produção Intelectual da USP
Produção USP
Search For:
Clear Search Box
Search in:
Busca Geral
Or select another collection:
Search in:
Busca Geral
Busca Avançada
Busca por Índices
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Outras Fridas: A arte feita por mulheres no Brasil do século XX
Namorato, Luciana ; Thomé, Débora
Chiricú, 2020-04, Vol.4 (2), p.82-89
[Periódico revisado por pares]
Bloomington: Indiana University Press
Texto completo disponível
Citações
Citado por
Exibir Online
Detalhes
Resenhas & Tags
Mais Opções
Nº de Citações
This feature requires javascript
Enviar para
Adicionar ao Meu Espaço
Remover do Meu Espaço
E-mail (máximo 30 registros por vez)
Imprimir
Link permanente
Referência
EasyBib
EndNote
RefWorks
del.icio.us
Exportar RIS
Exportar BibTeX
This feature requires javascript
Título:
Outras Fridas: A arte feita por mulheres no Brasil do século XX
Autor:
Namorato, Luciana
;
Thomé, Débora
Assuntos:
Art history
;
Brazilian art
;
Childrens art
;
Criticism and interpretation
;
History
;
Kahlo, Frida
;
Personalities
;
Scholarly Works
;
Women artists
É parte de:
Chiricú, 2020-04, Vol.4 (2), p.82-89
Descrição:
E, no caso das poucas artistas latino-americanas reconhecidas e celebradas, seja em vida ou após sua morte, observam-se semelhanças inquietantes com o fenômeno Frida Kahlo, entre elas o "toquenismo" (do ingles, tokenism) ou inclusāo simbólica da mulher; uma tendencia å idolatria e å alteridade; a fixaçâo na biografia (com frequencia, no sofrimento) da artista, em detrimento de sua obra; e, como resultado, a divulgaçâo de uma visāo parcial, e nāo raramente obtusa, da contribuiçâo da mulher para o terreno das artes. O olhar para as obras produzidas por mulheres expöe a ingenuidade e a limitaçāo de prestar ate^āo somente å prod^āo do homem branco ocidental, tomada como "natural" ou "universal" na história ocidental. No terreno das artes visuais, a estadunidense Judy Chicago denuncia, já ás portas do século XXI, a persistencia da sensaçâo de nāo pertencimento e isolamento entre as mulheres, sentimento que Chicago tentara amenizar por meio de sua insta^āo The Dinner Party (1974-79), em suas palavras, "a monumental, multimedia tribute to women's history" (10). No campo das artes, a questāo da mulher continua a demandar ate^āo, seja através da faceta feminista-conceitual da obra de artistas como a canadense Miriam Schapiro e a indiana Anita Dube, seja através de estudos críticos com foco na interseçâo entre arte e o feminino, como Women Making Art (2003), de Marsha Meskimmon; Performing Women and Modern Literary Culture in Latin America (2006), de Vicky Unruh; e Latin American Women Filmmakers (2017), de Traci Roberts-Camps.
Editor:
Bloomington: Indiana University Press
Idioma:
Português
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Voltar para lista de resultados
This feature requires javascript
This feature requires javascript
Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.
Buscando por
em
scope:(USP_PRODUCAO),scope:(USP_EBOOKS),scope:("PRIMO"),scope:(USP),scope:(USP_EREVISTAS),scope:(USP_FISICO),primo_central_multiple_fe
Mostrar o que foi encontrado até o momento
This feature requires javascript
This feature requires javascript