skip to main content
Tipo de recurso Mostra resultados com: Mostra resultados com: Índice

Concepções de História e de ensino em manuais para o ensino médio brasileiros, argentinos e mexicanos

Silva, Vitoria Rodrigues E

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas 2007-03-09

Acesso online

  • Título:
    Concepções de História e de ensino em manuais para o ensino médio brasileiros, argentinos e mexicanos
  • Autor: Silva, Vitoria Rodrigues E
  • Orientador: Prado, Maria Ligia Coelho
  • Assuntos: Concepción De Enseñanza; Concepción De Historia; Enseñanza De Historia; Libro Didáctico; Concepção De Ensino; Concepção De História; Ensino De História; Livro Didático
  • Descrição: Tomando os livros didáticos como fonte de investigação e a História das disciplinas como perspectiva de análise, este trabalho tem o propósito de analisar as concepções de História e de seu ensino presentes nos livros didáticos destinados aos alunos do Ensino Médio, líderes de venda no Brasil, Argentina e México no início dos anos 2000. Produzidos após a onda de reformas curriculares verificadas na década anterior, visamos identificar em que medida essas novas proposições, bem como os debates no campo do ensino de História, influenciaram autores e editores a publicar obras sintonizadas com as mudanças propostas. Com essa análise queremos realçar a necessidade de as pesquisas em torno do ensino de história, especialmente aquelas que tomam os livros didáticos como objetos de investigação, tomarem tanto as concepções de História como as concepções sobre o ensino dessa disciplina como algo intrinsicamente integrado. A pesquisa demonstrou que, apesar dos três países apresentarem vários traços semelhantes, tanto no tocante à realidade educacional, como do mercado editorial, os livros didáticos brasileiros, argentinos e mexicanos analisados denotam práticas bastante distintas no ensino de História. Tais diferenças decorrem de um amplo conjunto de fatores, os quais procuramos identificar
  • DOI: 10.11606/T.8.2007.tde-10072007-111610
  • Editor: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP; Universidade de São Paulo; Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
  • Data de criação/publicação: 2007-03-09
  • Formato: Adobe PDF
  • Idioma: Português

Buscando em bases de dados remotas. Favor aguardar.